AMIGA 01

Em época de smartphones e tablets, talvez seja necessário fazer uma contextualização para os mais novos. Em meados dos anos 80, existia uma batalha de mercado de computadores domésticos. Entre as empresas envolvidas, a Commodore lançava seus produtos da linha Ai Miga, sua loca. Digo, Amiga.

Eram computadores que rodavam AmigaOS e tinham processador da Motorola (sim!). Entre outras coisas, essa unidade de processamento conseguia renderizar pacotes 3D e acessar vários megabytes de memória, tornando o Amiga (principalmente o Amiga 500, de 1987) uma coqueluche para os então fãs de games. Aliás, só de usar a palavra coqueluche eu já demonstro que vivi aquela época com fervor.

amiga_500_w1

Graças a amigos mais abastados, me lembro de muitas horas jogando títulos como Carmen Sandiego, Double Dragon, Duna 2, The Secret of Monkey Island e Batman The Movie. E para deleite de todos nós, saudosistas, o Internet Archive disponibilizou milhares de títulos do Amiga, com um emulador para que a gente possa jogar online, diretamente no navegador.

Screen Shot 2016-08-10 at 1.18.22 PM

Batman-amiga-796x398

Screen Shot 2016-08-10 at 1.20.02 PM

Testei no Chrome, Firefox e Safari e não tive problemas com nenhum jogo até agora. Segundo o TechCrunch, a contagem oficial passa dos 10 mil jogos, mas tendo em vista que alguns deles estão duplicados, digamos que esse número não é lá muito factual. De qualquer forma, é um incrível catálogo de games do Amiga.

Vai lá conhecer ou matar a saudade de um número imenso de clássicos do Amiga. Have fun!

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Pablo Rangel
ja era! saiu do ar! After a beta-testing period, the emulated Amiga programs at the Archive have been taken down for further development. Thanks to everyone for testing the Amiga In-Browser emulation package during the beta period, and especially a thank you to the Scripted Amiga Emulator project, as well as db48x and bai, for all the hard work with this experiment.
Zanac_Compile
Melhor computador da história da computação, deu um laço no Macintosh, deixava o PC no chinelo, apavorou toda indústria. Foi incrível!
Matheus Gonçalves
Fuéééén.... Que triste. =/
leoleonardo85
Vale até hoje.
Goodtimes
Minha produtividade já andava baixa, agora então, vai chegar a zero!
João Luiz
Bons tempos. Tempos em que a diversão contava muito mais...
Cesar Rodrigo Bagatoli
Já tiraram do ar :(
Djalma
;/
Pizdáh

Tive um A500 por volta de 1993, bons tempos. Hoje ainda tenho um A1200 em perfeito estado, que roda um monte de jogos da época... para matar saudades.

Walter
Tive um A500 por volta de 1993, bons tempos. Hoje ainda tenho um A1200 em perfeito estado, que roda um monte de jogos da época... para matar saudades.
Matheus Gonçalves
Nossa, e é falha catastrófica! https://archive.org/details/Where_in_the_World_is_Carmen_Sandiego_1989_Broderbund_ES
Vanderlei Gomes Fotografia
Bons tempos onde diversão valia mais que gráficos.
Bruno Santos
Isso acontece tbm no cinema. Dão tanta atenção e dinheiro em cgi que esquecem de fazer um filme divertido e coerente. Olha o MadMax, triologia Batman do Nolan...todos com foco em roteiro e efeitos praticos. Agrada ate quem não é fã.
joaofla123
Na minha opinião a indústria de games se complicou muito ao dar uma importância exagerada aos gráficos em detrimento da diversão. Isso cria um nível de complexidade absurdo no desenvolvimento dos jogos, para no final das contas correr o risco da jogabilidade ser ruim, ou não ser aceito como divertido. Além de encarecer consoles, games, e gerar um risco grande para cada empresa que se propões a fazer um grande jogo. É lógico que é impressionante jogar um Fifa, por exemplo com aqueles lindos gráficos, mas que isso não exclua e não desmereça a criação de títulos de consoles no estilo antigo, 2D e focados na experiência de jogo.
Alberto Prado
Não é por saudosismo, até pq foi a época que nasci, mas ainda hoje esse gráficos me encantam. Salvo exceções, hoje em dia quando se faz game em 2D, se for com design chapado nas texturas.
Exibir mais comentários