Twitter + vídeo

Interface “estilo Facebook”, reprodução de GIFs e busca aprimorada foram alguns dos recursos que o Twitter implementou em 2014. Mas, pelo visto, a onda de mudanças impactantes não acabou: se os rumores estiverem certos, os apps móveis do serviço permitirão gravação e edição de vídeos em breve.

A informação vem do Re/code, que afirma ter ouvido fontes próximas à companhia. O objetivo é permitir que os usuários publiquem vídeos curtos em sua timeline sem ter que recorrer a outros aplicativos. Além de fazer pequenas gravações – ou utilizar vídeos guardados no dispositivo móvel -, o usuário poderá realizar edições rápidas do material no app da rede social.

Trata-se de uma proposta que remete ao Vine (serviço controlado pelo próprio Twitter), mas as fontes afirmam que haverá diferenças importantes entre ambos. Uma delas é o maior tempo de duração dos vídeos no Twitter: provavelmente, até 20 segundos (no Vine, o máximo são 6 segundos).

Representantes do Twitter foram procurados para comentar o assunto, mas preferiram o silêncio. Todavia, se analisarmos os movimentos da companhia nos últimos meses, dá para apostar que a ideia será levada adiante.

O suporte a GIFs animados, a publicação direta de fotos e a reprodução de vídeos na timeline (incorporados a partir do YouTube ou do Vine, por exemplo) ajudam o serviço a manter uma base razoável de usuários. O upload direto de vídeos poderia resultar em um engajamento ainda mais expressivo.

A funcionalidade também possui potencial para atrair receita: se os vídeos nativos se popularizarem, anunciantes poderão se interessar pelo formato para criar campanhas específicas para o Twitter. Com as devidas proporções, a ideia já é explorada no Facebook e, aparentemente, vem trazendo o retorno esperado.

Caso as fontes estejam corretas, o suporte nativo a vídeos pelo Twitter será implementado até o final do semestre. Fiquemos de olho.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados