Há algum tempo, a TIM já havia anunciado que seus clientes de planos pré-pagos e controle teriam sua internet móvel cortada assim que a franquia de internet fosse completamente utilizada. De acordo com o comunicado oficial da operadora, a partir de 20 de março, os assinantes dos planos pós-pagos sofrerão com a mesma mudança, que ocorrerá em território nacional.

A medida vale tanto para clientes novos como antigos dos planos Infinity, Liberty, Liberty Web e Liberty Express. O cliente que consumir toda a sua franquia de internet e quiser continuar navegando poderá comprar um pacote de de dados adicional ou mesmo migrar para um plano superior.

tim_campanha

Não dá para negar que a chegada da limitação aos planos pós-pagos era apenas questão de tempo. O próprio lançamento do plano Controle WhatsApp e o fim da velocidade reduzida no pré-pago deixaram suspeitas de que os demais planos deixariam de ter internet ilimitada em breve.

Toda essa história do fim da internet ilimitada começou com a Vivo, que desde novembro começou a limitar a conexão de clientes pré-pagos. Com o lançamento dos novos planos pós-pagos, a Vivo também se resguardou do direito de cortar a internet de seus clientes, uma vez que a navegação com velocidade reduzida pós-franquia deixou de ser um serviço e se tornou “benefício promocional”.

Infelizmente, não há muito para onde correr: apenas a Claro e Oi ainda oferecem planos com redução de velocidade no pós-pago e o TIM Beta no pré-pago, mas ninguém sabe até quando isso vai durar. Os executivos das operadoras afirmam que o fim da internet ilimitada é uma tendência natural, mas é fácil discordar disso ao comparar grandes operadoras de outros países fazendo exatamente a manobra contrária.

Como a medida foi anunciada com antecedência mínima de 30 dias, a mudança é considerada legítima pela Anatel. Os clientes estão sendo avisados por SMS sobre a alteração. Leia o comunicado oficial da operadora.

O Tecnoblog procurou a TIM para comentar o caso. A operadora confirmou as mudanças na tarde desta quinta-feira (19) e reforçou o posicionamento de que o modelo de redução de velocidade, adotado até então, poderia criar uma percepção negativa para o usuário.

“Vale destacar que a medida é aderente às normas da Anatel e busca oferecer uma melhor experiência de navegação móvel e evitar qualquer tipo de dúvida em relação à oferta contratada. Em linha com seu compromisso com a transparência, a operadora está comunicando com antecedência a mudança a todos os clientes impactados via SMS e atualizando os regulamentos das ofertas em seu site”, disse a operadora em nota.

Atualizado às 15h11 com o posicionamento da TIM.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Eduardo
Afirma a ANATEL que com aviso de antecedência de 30 dias é legítimo. A ANATEL não tem que legislar, não lhe cabe isso. Os contratos estão sendo arbitrariamente modificados unilateralmente e isso é abuso para com o consumidor. Trata-se de uma lesão para com a sociedade. Esta ANATEL está cheia de cupinchas que só visam atender aos interesses das TELES, sabe-se lá com que interesse. Certamente a corrupção corre solta dentros desta agência que não presta pra nada em relação a regular o mercado e para com os consumidores. Esta é mais uma a ser investigada pela Polícia Federal e MP que certamente encontrarão muitos corruptos a serem colocados atrás das grades. Concordo com o Bruno Valente: "QUE NOJO!"
Jonas Santos
''vc atingiu 100% do seu pacote de Internet...Sua velocidade será reduzida.'' ?Aí eu te pergunto, Que velocidade? É como se a operadora te desse uma tartaruga e dps cortasse uma perna dela. ????
RodrigoCard
Vergonha de ser brasileiro? O que isso tem a ver com as atitudes desprezíveis de multinacionais? Enfim, Eu já deixei de usar o 3g faz tempo. Melhor mendigar Wi-Fi do q se submeter a isso. Se todo mundo parasse de usar também, as operadoras voltariam atrás.
RodrigoCard
Tendência natural de c# eh rola! >.<
Ruy Lula Acquaviva

Se não afetasse, você não teria respondido...

(A mentira tem pernas curtas)

Ruy Acquaviva
Se não afetasse, você não teria respondido... (A mentira tem pernas curtas)
Bruno B.

A questão é justamente essa, de fato é corporativismo mesclado ao monopólio corrupto das grandes empresas atuantes aqui. A intervenção estatal, na teoria, seria a solução definitiva para o mal da telefonia no país. Salvo, na teoria. Por que? Porque estamos falando de um país de terceiro mundo, mas não só por isso, porque também é o país com maior índice de corrupção de todos! Intervenção estatal efetuada por bandidos? Não podemos ter essa esperança, quem pode se dar ao luxo são os cidadãos de países desenvolvidos. Capitalismo ou não, estamos vivendo uma escravidão aperfeiçoada, a qual nos leva a opressão psicológica. Infelizmente não consigo sentir esse otimismo como a maioria consegue.
Só quero uma internet de qualidade para poder usufruir da praticidade que a tecnologia - por mais que atrasada aqui- providenciará. Porém, essa realidade não virá se não houver uma reforma política radical.

Bruno Valente
A questão é justamente essa, de fato é corporativismo mesclado ao monopólio corrupto das grandes empresas atuantes aqui. A intervenção estatal, na teoria, seria a solução definitiva para o mal da telefonia no país. Salvo, na teoria. Por que? Porque estamos falando de um país de terceiro mundo, mas não só por isso, porque também é o país com maior índice de corrupção de todos! Intervenção estatal efetuada por bandidos? Não podemos ter essa esperança, quem pode se dar ao luxo são os cidadãos de países desenvolvidos. Capitalismo ou não, estamos vivendo uma escravidão aperfeiçoada, a qual nos leva a opressão psicológica. Infelizmente não consigo sentir esse otimismo como a maioria consegue. Só quero uma internet de qualidade para poder usufruir da praticidade que a tecnologia - por mais que atrasada aqui- providenciará. Porém, essa realidade não virá se não houver uma reforma política radical.
Bruno B.

Muito me afeta a opinião de um "zé povinho" como você meu caro Acquaviva.

Bruno Valente
Muito me afeta a opinião de um "zé povinho" como você meu caro Acquaviva.
Ruy Lula Acquaviva

Qualquer um que tenha capital suficiente pode abrir uma empresa de telefonia. Não é a regulação estatal que impede isso. O cartel é formado por falta de regulação que foi possível por causa de uma privatização completamente errada e feita para espoliar o patrimônio público, não para permitir a competição e o investimento no setor.

Ruy Acquaviva
Qualquer um que tenha capital suficiente pode abrir uma empresa de telefonia. Não é a regulação estatal que impede isso. O cartel é formado por falta de regulação que foi possível por causa de uma privatização completamente errada e feita para espoliar o patrimônio público, não para permitir a competição e o investimento no setor.
Ruy Lula Acquaviva

Você tem desgosto por ser brasileiro... Eu tenho desgosto por você ser brasileiro.

Ruy Acquaviva
Você tem desgosto por ser brasileiro... Eu tenho desgosto por você ser brasileiro.
Anderson Antonio Santos Costa
Para ilustrar a péssima qualidade de nossas operadoras de telefonia: http://tecnologia.uol.com.br/noticias/reuters/2015/02/20/procon-es-proibe-vivo-de-vender-novos-chips-no-estado.htm
Exibir mais comentários