Se a promessa for cumprida, a cidade de São Paulo terá, até o início de 2017, pelo menos 2 mil ônibus superarticulados que, além de ar condicionado, oferecerão rede Wi-Fi grátis e tomadas de 110 V para recarga de celulares.

Novo superarticulado de São Paulo

A prefeitura pretende colocar em operação 100 veículos do tipo por mês a partir de julho. É possível identificá-los facilmente pelo tamanho – os ônibus têm 23 metros de comprimento e capacidade para 171 passageiros (55 sentados) – e pela coloração prateada. Entre as demais características presentes estão acionamento elétrico das portas, sistema de “ajoelhamento” (a suspensão do ônibus abaixa para facilitar o embarque do passageiro) e câmeras de monitoramento.

Os primeiros superarticulados com ar condicionado e Wi-Fi entraram em operação em setembro de 2014. Exceto por um detalhe ou outro, os novos veículos serão iguais aos primeiros, indicando que esse tipo de ônibus foi bem aceito pela população. Pudera: quem é que não quer ser transportado com mais conforto?

Tive mais de uma oportunidade de andar nesses ônibus. Em todas, o acesso à internet funcionou relativamente bem (mas não havia tomadas, vale esclarecer). Na última vez, a velocidade de download era de aproximadamente 300 Kb/s. Não é ruim se levarmos em conta que, provavelmente, mais gente estava usando a rede e que é comum a velocidade oscilar conforme o veículo se movimenta.

Superarticulado apresentado em setembro

Superarticulado apresentado em setembro

O secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto, ressalta que os novos superarticulados só circularão em corredores de ônibus, faixas exclusivas e outras vias com suporte a veículos grandes. Bairros com ruas mais estreitas continuarão contando com ônibus menores.

Faz sentido. O plano da prefeitura é reformular o sistema para fazer veículos de grande porte circularem em rotas estruturais, com maior demanda de passageiros. No atual modelo de gestão, ônibus grandes e pequenos dividem as mesmas vias, muitas vezes sobrepondo linhas, o que deixa o sistema mais caótico.

A disponibilidade de ônibus tão modernos é, certamente, uma notícia que enche os olhos de quem vive em São Paulo ou visita a cidade. Os veículos podem inclusive ajudar a diminuir os congestionamentos tão característicos da região, afinal, com transporte público de qualidade, mais gente preferirá deixar o carro na garagem.

Novo superarticulado de São Paulo

No entanto, veículos com ar condicionado, Wi-Fi e outros itens de conforto representam apenas uma fração dos cerca de 15 mil ônibus urbanos que São Paulo possui atualmente. Não é difícil encontrar na frota veículos com motor frontal (mais desconfortável) ou com problemas de manutenção, por exemplo.

Está nos planos da prefeitura, porém, abrir em julho uma consulta pública para o edital da licitação do sistema de transporte urbano da cidade. Além de trazer mais ônibus modernos, é de se esperar que os novos contratos diminuam as atuais deficiências do sistema, como descumprimento de horários e superlotação.

O custo de cada superarticulado é de aproximadamente R$ 1 milhão.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

zoiuduu .

E se quem tá de mimimi não acredita nesse Deus?

zoiuduu .

"passou 2 anos sem pagar as dívidas, o que a fez caducar"

zoiuduu .

tirando aquele onibus do metro carrão-itaquera, que vive apinhado de gente, eu não ligo não, por mim pode ter umas 20 pessoas em pé, mas aquele bus geralmente tem umas 35 em pé, e daí vc nem consegue andar.

zoiuduu .

Não sei vcs, mas achei os onibus muito bonitos, parecem europeus. o que acharam?

Drezinhü Dummont
Gente pelo amor de Deus quanto mimimi, aliás de colocarem ônibus novos o povo botar defeito em tudo... bom primeiramente, Ônibus também não é sua residencia para querer exigir tomadas 110V e Bla bla bla, as tomadas são somente para usos básicos, como carregar seu celular em momentos em que o mesmo descarregar afff pelo amor quem vai usar notebook dentro de Ônibus!!! aliás se quiser carrega-lo carrega em casa ou no trabalho Ônibus não é lugar disso. Outros exigem integração com isso com aquilo... gente cada cidade tem sua empresa prestadora de serviços para a Prefeitura, a De São Paulo (Capital) é a SPtrans ás demais como a EMTU são para regiões metropolitanas, não tem logica fazer integração com o Ônibus EMTU!!! sendo que o preço dele varia de 5 reais acima, isso tornaria uma perda grande de dinheiro pois para o governo funcionar com obras como METRO e CPTM e outras necessitam de dinheiro; bom gente vamos para com esses comentários ilógicos ta com ônibus veio reclama, novo também o povinho que se morar nos EUA também vai reclamar e outra parem com isso de integração e bla bla bla se quiserem mudanças mudam de Cidade pois cada uma tem seu Paradigma e leis a serem seguidas ...
Navarro Comercial THW
tomadas 110v estão loucos.... se um passageiro que tenha marca passo tomar um choque dentro do Onibus e morrer, tbm pode pegar fogo....salvo outros inconvenientes como a inversão de 24v para 110v danifica o carro além de perder a grantia de fabrica e ser uma adptação mambembe...tenho a tecnologia exata para tais carros produtos especificos para veiculos sem adptações...www.yccgroup.com.br obrigado a todos e atenção as instalações erradas
alan
no Trolebus entre o jabuaquara e ferrazopolis -Sao paulo. ja tem desde o ano passado, a velocidade fica aos 2k por ae e o maior problema é que muitos usuarios usa ao mesmo tempo ai cai de ves. mas da pra usar tranquilo para ler paginas da net (:
Gabriel Pereira Tomé
Os trens no Rio já tem o carregador usb e muitas linhas aqui do Rio, Niteroi e Itaguai já possuem Wifi... Só tenho medo de usar essas entradas usb pois não sabemos a carga de energia, vai que queima o aparelho? E o wifi? Rede publica? Sério mesmo que vcs conectariam seus celulares neles? Acho que não meu internet banking não quer ser hackeado.
Thalles Ferreira
Mitando mais uma vez, pra variar. Se essa licitação nova sair e der certo, vai ser a maior mudança no transporte público da cidade desde a implantação do bilhete único. Só vai faltar uma integração maior com os ônibus da EMTU (só o BOM não interessa, tem que ter integração financeira).
@Sckillfer

A faixa de preço é definida pelo governo do estado enquanto os novos ônibus são uma iniciativa da prefeitura, mas vamos todos queimar o prefeito porque é mais legal!

F. S.
A faixa de preço é definida pelo governo do estado enquanto os novos ônibus são uma iniciativa da prefeitura, mas vamos todos queimar o prefeito porque é mais legal!
@Sckillfer

E recarrega o notebook ou smartfones que não vem com cabo usb (Lumias) como?

F. S.
E recarrega o notebook ou smartfones que não vem com cabo usb (Lumias) como?
William Bannach
Wifi do ônibus aqui em Dublin :) Mas é louvável o esforço da prefs de SP, good job!
Marcus Pessoa
Já morei em São Paulo e pegava ônibus no centro, onde a qualidade é bem razoável. Onde é ruim é na periferia.
Exibir mais comentários