Aqueles que se mantiveram firmes na crença de que este dia chegaria podem comemorar: o primeiro smartphone com Ubuntu Phone produzido em escala comercial começa a ser vendido na Europa na próxima semana. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Canonical e a fabricante espanhola BQ.

O aparelho em si já existe: trata-se do Aquaris E4.5, lançado em junho de 2014 com Android 4.4. A versão com Ubuntu preserva quase todas as características do modelo original: tela IPS de 4,5 polegadas com resolução de 960×540 pixels, processador quad-core MediaTek MT6582 de 1,3 GHz, 1 GB de RAM, 8 GB para armazenamento interno de dados e suporte a dois cartões SIM.

Há ainda câmera traseira de 8 megapixels, câmera frontal de 5 megapixels, suporte a microSD de até 32 GB, Wi-Fi 802.11n, Bluetooth 4.0, 3G (não há LTE) e bateria de 2.150 mAh.

Como dá para notar, o Aquaris E4.5 tem especificações predominantemente intermediárias, mas suficientes para rodar o Ubuntu Phone sem engasgos – ao menos é o que se espera.

Infelizmente, esta versão do sistema não oferece a função que “transforma” o smartphone em um desktop caso o usuário conecte monitor e teclado ao dispositivo.

Em contrapartida, o Aquaris E4.5 Ubuntu Edition vem com Scopes, painéis que ajudam o usuário a acessar rapidamente os aplicativos desejados a partir de categorias como entretenimento, redes sociais e notícias.

Outro atrativo é a interface fortemente focada em comandos por gestos. Não por menos, a versão com Ubuntu vem sem o painel tátil abaixo da tela que está presente no Aquaris E4.5 com Android.

A própria Canonical reconhece que o aparelho deverá atrair, quase que exclusivamente, curiosos e entusiastas do Ubuntu. Apesar de possuir uma interface bastante agradável, a plataforma esbarra na falta de um ecossistema amplo de aplicativos, embora venha com um conjunto básicos deles – como Twitter, Yelp e Spotify (via app de terceiros) – e rode apps baseados em HTML5.

Aquaris E4.5 Ubuntu Edition

De todo modo, a companhia vê este como o primeiro passo para fazer o Ubuntu ocupar uma posição relevante no já tão acirrado mercado de dispositivos móveis. Tomara: o projeto parece mesmo promissor.

Como já informado, o Aquaris E4.5 Ubuntu Edition começa a ser vendido em alguns países europeus na próxima semana. Seu preço sugerido é de 169,90 euros. Não há informação de lançamento no Brasil (a BQ sequer atua no país).

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados