Você não precisa mais depender de um cliente em seu computador para usar o Skype. No início do mês, a Microsoft liberou a versão web do serviço nos Estados Unidos e Reino Unido. Nesta segunda-feira (15), a novidade chegou para usuários do mundo todo.

O Skype for Web, como é chamado, surgiu como beta no final de 2014. Na ocasião, somente usuários convidados podiam testá-lo. Na atual fase, o serviço permanece como beta, mas conta com várias melhorias e, claro, deixou de exigir convites.

Skype for Web

Um dos acréscimos é o suporte a múltiplos idiomas, inclusive português do Brasil (você pode alterar a língua no canto esquerdo inferior). Outro é a ferramenta de busca que permite encontrar contatos com mais facilidade. O serviço também é capaz de mostrar notificações mesmo quando você estiver em outra página ou janela, desde que haja permissão (a autorização é solicitada no primeiro acesso).

Mas o que interessa mesmo são as conversas via vídeo e voz. Em um rápido teste, tive a impressão de que a qualidade das transmissões fica próxima do que é oferecido pelos aplicativos do Skype.

Neste ponto, convém ressaltar que o Skype for Web exige a instalação de um plugin no navegador para fazer transmissões, do contrário, só será possível acessar o chat por texto do serviço.

Skype for Web

Você também notará que alguns recursos estão ausentes, como envio de arquivos, compartilhamento de telas e gerenciamento de contatos, mas a Microsoft promete disponibilizar as funções faltantes (ou boa parte delas, pelo menos) nas próximas atualizações.

Para usar o Skype for Web, basta acessar o enderenço web.skype.com. Pode ser que o serviço ainda não esteja disponível para você, mas não deve demorar muito para todas as contas terem a opção.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Flavio Toledo

Gostaria Skype ou qualquer outro mensageiro instantaneo com versao web tomasse lugar do whatsapp.

Flavio Toledo
Gostaria Skype ou qualquer outro mensageiro instantaneo com versao web tomasse lugar do whatsapp.
Tiago Celestino
Enquanto isso, o WhatsApp não consegue entregar um serviço realmente online.
Tiago Celestino
Como ainda o WebRTC aind anão é compativel com todos os browsers, parece que não valeu a pena investir o uso. Acredito que no futuro isso deve mudar.
kadu

Uma pena que exige plugin, poderia usar WebRTC

kadug
Uma pena que exige plugin, poderia usar WebRTC
Roberto Furutani
Muito legal esse skype web. Está aprovado Nadella
s3ph1r
Impressionante como a Microsoft anda se destacando nos últimos tempos... eu que uso mac desde 2008 penso seriamente em retornar pro windows... para usar como meu computador principal... como também meu e-mail se tornou outlook desde seu lançamento, deixando de usar gmail...