Omari em entrevista ao Sky News
Omari em entrevista ao Sky News

As autoridades britânicas prenderam nesta semana uma pessoa supostamente ligada ao Lizard Squad, o grupo de hackers que reivindicou a derrubada das redes de games do Xbox e PlayStation durante o Natal.

O jovem Vinnie Omari, de 22 anos, foi preso em casa e teve telefones, computadores, um Xbox e pendrives apreendidos pela polícia. Na terça-feira (30), Omari foi libertado sob fiança e aguarda seu julgamento previsto para o dia 10 de março. Ele enviou ao The Daily Dot uma foto do mandado apresentado pelos policiais:

mandado3ZR

A ação policial no Reino Unido mostra a atenção que as autoridades estão dando ao grupo que entrou em um novo patamar quando Ryan, outro membro, afirmou em entrevista que havia colaborado com os Guardiões da Paz na invasão da Sony Pictures.

Na quarta-feira (31), o Twitter @LizardMafia divulgou que Ryan havia sido preso pelas autoridades da Finlândia, chegando a agitar hashtags como #FreeRyan. A imprensa local diz que Ryan foi apenas interrogado e liberado em seguida. Segundo o site finlandês Yle Uutiset, o inspetor Tero Muurman afirmou que o inquérito está em seus estágios iniciais, mas que Ryan é suspeito de crimes graves investigados em colaboração com o FBI.

Ayy #FreeJordie #FreeRyan #FreeVinnie

— R.I.U. Lizard Squad (@LizardMafia) 31 dezembro 2014

Nesta semana, o Lizard Squad lançou um serviço que permite aos clientes utilizar a tecnologia do grupo para promover ataques DDoS contra qualquer alvo. A tabela de preços começa em US$ 6 e chega a US$ 500. Apesar da ousadia, a jogada de marketing para divulgar o serviço ocupando os noticiários policiais pode afastar possíveis clientes que não querem se envolver com um grupo tão chamativo e inconsequente.

Receba mais sobre Lizard Squad na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Júlio Câmara

Júlio Câmara

Comecei a blogar em 2008 escrevendo sobre tecnologia. No mesmo ano meu blog foi indicado como um dos "80 blogs que você não pode perder" pela revista Época. Hoje, com 21 anos, estudo jornalismo na Universidade Federal do Rio Grande do Sul e me dedico à editoria de tecnologia.

Relacionados