Duas semanas após o Google anunciar suporte ao HTTP/2 no Chrome, a Mozilla segue pelo mesmo caminho: nesta terça-feira (24), a organização lançou o Firefox 36, versão que se destaca justamente pela compatibilidade com o novo protocolo.

A adoção do padrão em ambos os navegadores não é mera coincidência, tampouco uma “disputa” para decidir qual deles tem mais recursos. A versão final do HTTP/2 foi aprovada no último dia 18, portanto, nada mais natural que os principais browsers do mercado estivessem sendo preparados para suportar o protocolo prontamente.

Há boas razões para isso. O HTTP é o protocolo que serve como base para que o navegador acesse páginas na web. No entanto, a versão mais utilizada atualmente, a 1.1, foi lançada em 1999, razão pela qual não acompanha as necessidades de segurança e desempenho que temos hoje.

Firefox

O HTTP/2 foi desenvolvido para superar as limitações do HTTP/1.1 trazendo funções como cabeçalhos comprimidos, requisições e respostas paralelas na mesma conexão (o HTTP 1.1 obriga o uso de várias conexões ao mesmo tempo para atender a demandas simultâneas), priorização das solicitações mais importantes e a função server-push, que agiliza a conexão enviando ao navegador recursos que ainda não foram, mas serão solicitados. Explicamos as principais características aqui.

Além do suporte completo ao HTTP/2, o Firefox 36 vem com sincronização de sites fixados na página que é exibida quando uma aba vazia é aberta,  novo visual na versão para Android. Todas as novidades estão descritas aqui. Para baixar o navegador ou atualizá-lo (caso você não queira esperar pelo update automático), o link é este.

Com informações: The Next Web

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados