Duas semanas após o Google anunciar suporte ao HTTP/2 no Chrome, a Mozilla segue pelo mesmo caminho: nesta terça-feira (24), a organização lançou o Firefox 36, versão que se destaca justamente pela compatibilidade com o novo protocolo.

A adoção do padrão em ambos os navegadores não é mera coincidência, tampouco uma “disputa” para decidir qual deles tem mais recursos. A versão final do HTTP/2 foi aprovada no último dia 18, portanto, nada mais natural que os principais browsers do mercado estivessem sendo preparados para suportar o protocolo prontamente.

Há boas razões para isso. O HTTP é o protocolo que serve como base para que o navegador acesse páginas na web. No entanto, a versão mais utilizada atualmente, a 1.1, foi lançada em 1999, razão pela qual não acompanha as necessidades de segurança e desempenho que temos hoje.

Firefox

O HTTP/2 foi desenvolvido para superar as limitações do HTTP/1.1 trazendo funções como cabeçalhos comprimidos, requisições e respostas paralelas na mesma conexão (o HTTP 1.1 obriga o uso de várias conexões ao mesmo tempo para atender a demandas simultâneas), priorização das solicitações mais importantes e a função server-push, que agiliza a conexão enviando ao navegador recursos que ainda não foram, mas serão solicitados. Explicamos as principais características aqui.

Além do suporte completo ao HTTP/2, o Firefox 36 vem com sincronização de sites fixados na página que é exibida quando uma aba vazia é aberta, novo visual na versão para Android. Todas as novidades estão descritas aqui. Para baixar o navegador ou atualizá-lo (caso você não queira esperar pelo update automático), o link é este.

Com informações: The Next Web

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Emerson Alecrim
Erro de interpretação, na verdade. Já corrigido, obrigado.
Jamis Casusa
A atualização deve ser feita nos servidores
F. S.
"o Firefox 36 vem com sincronização de abas fixadas" Há um erro de tradução aí, a novidade é suporte a sincronização de sites fixados na página nova aba, não abas fixadas.
Anakin
sim, já uso só html 5, mas ai depende de que meu site ser compatível ou não? ou não tem nada disso?
Tiago Gabriel
Quando o TB estará disponível em HTTP/2? :-)
Sergio Fagundes
Não e Sim. Não precisa atualizar nada, mas passar a usar HTML 5 vai melhorar no desempenho mais ainda. Só para lembrar HTTP não é HTML. HTTP é a "linguagem" de comunicação entre os equipamentos, HTML é a "linguagem" de diagramação da página.
Anakin
Uma pergunta de noob, pessoas que desenvolvem sites precisam atualizar algo na sua programação?
Wolfgang Marcos
Qual será a revisão do HTTP/2 adotada?