A histeria coletiva do Minecraft pode ensinar crianças a programar

Renata Persicheto
Por
• Atualizado há 2 semanas

Recentemente, tive o desesperador contato com crianças fanáticas por Minecraft: meu primo de 10 anos passa horas de seu dia jogando, assistindo aos milhares de canais sobre o jogo no YouTube e, no momento, encontra-se decidido a aprender a modelar seus próprios blocos em Unity por meio de um aplicativo para celular. Contrariando os pais mais conservadores, isso pode ser um hobby não apenas interessante, como também muito promissor.

Atenta aos passos da nova geração, a Microsoft, que em 2014 adquiriu os direitos de Minecraft pagando US$ 2,5 bilhões para a Mojang, fechou uma parceria com o Code.org a fim de incentivar crianças a programarem fazendo uso do jogo. A primeira demonstração dessa união será feita no evento mundial A Hora do Código, que ocorre durante a Semana da Educação em Ciência da Computação, entre 7 e 13 de dezembro.

Aproveitando a familiaridade dos pequenos com Minecraft, o programa basicamente consistirá numa forma “lógica” de recriar cenários do jogo através dos princípios básicos de ciência da computação.

O tutorial do Code Studio já está disponível gratuitamente e é constituído de 14 níveis que se assemelham com o próprio jogo em questão, porém, ao clicar e arrastar os blocos, obtém-se uma cadeia de códigos com ações “jogáveis”.

Cocriado por Hadi Partovi, a Hora do Código teve início em 2013 e nada mais é do que um plano de incentivo para que crianças e adolescentes, durante uma hora, brinquem e se interessem por programação. Para tanto, a linguagem deve ser simples e atrativa.

Na edição deste ano, os temas lúdicos abordados também incluirão Frozen e Star Wars: “A meta do Uma Hora é ensinar que isso é algo que você pode fazer e que é mais divertido do que você imagina. Francamente, é um gancho para que você queira aprender mais. Os estereótipos que você ouve na cultura popular fazem com que as pessoas pensem que isso é só para um grupo. Nós queremos quebrar esses estereótipos, desmistificar o campo e quebrar a barreira de intimidação e mostrar que isso é divertido”, explicou Partovi ao GeekWire, garantindo que durante os dois anos desde que o projeto foi lançado e entre os mais de 100 milhões de estudantes que participaram dele, Minecraft sempre foi o tema mais requisitado.

É importante mencionar que a Hora do Código também acontecerá no Brasil, contando com mais de 600 eventos já registrados no site do programa, e também aceita novas inscrições de escolas e comunidades. Se você é um educador desesperado com suas crianças viciadas em Minecraft, essa é uma oportunidade imperdível para fazer bom uso disso. 😉

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Renata Persicheto

Renata Persicheto

Ex-redatora

Renata Persicheto é formada em marketing pela Anhembi Morumbi e trabalhou no Tecnoblog como redatora entre 2013 e 2015. Durante sua passagem, escreveu sobre jogos, inovação e tecnologia. Já fez parte da redação do portal Arena IG e também tem experiência como analista de inteligência de dados.

Canal Exclusivo

Relacionados