Mailbox e Carousel são descontinuados pelo Dropbox

Cliente de email Mailbox e aplicativo de álbum de fotos Carousel sairão do ar em 2016 de acordo com o Dropbox

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 2 semanas
dropbox-mailbox-carousel

Dois excelentes aplicativos do Dropbox foram descontinuados. O Mailbox, cliente de email que fez bastante sucesso ao implantar uma fila de espera para os interessados em usá-lo, sobreviveu até 26 de fevereiro de 2015. Um mês depois, em 31 de março, foi a vez do Carousel, álbum de fotos do Dropbox, sair do ar. Os anúncios foram feitos no blog oficial da empresa.

Mailbox chega ao fim

O Mailbox foi comprado pelo Dropbox em março de 2013. Ele foi meu cliente de email favorito por muito tempo (recentemente mudei para o Spark). Tinha uma interface baseada em gestos, que posteriormente influenciou vários aplicativos do gênero, e tornava mais fácil manter a caixa de entrada sob controle, arquivando os emails desnecessários e permitindo que você adicionasse lembretes às mensagens.

Já o Carousel é uma espécie de álbum de fotos, como o Google Fotos no Android, só que para os arquivos do Dropbox. Com versões para Android e iOS, ele contava com recursos bacanas, como o Flashback, que mostra as fotos tiradas no mesmo dia, em anos anteriores, para relembrar os velhos momentos. O serviço também tinha funções de compartilhamento de álbuns e backup automático.

A intenção do Dropbox é aproveitar as tecnologias do Mailbox e Carousel para integrá-las ao produto principal da empresa. O serviço de armazenamento na nuvem ganhará “novas formas de se comunicar e colaborar” (caso do recém-anunciado editor de textos Paper) e as “principais funcionalidades do Carousel”, que ficou sem espaço depois que Apple e Google lançaram ferramentas semelhantes.

Segundo o Dropbox, a decisão foi tomada para “aumentar o foco da equipe em colaboração e simplificar a maneira como as pessoas trabalham juntas”.

Descansem em paz.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados