O prefeito da cidade de Londres, Boris Johnson, apresentou nesta sexta-feira (5) um novo plano para melhorar a locomoção pela cidade por meio de bicicletas: um sistema que detecta grupos de ciclistas e mantém os semáforos abertos por mais tempo nos cruzamentos.

A ideia, além de incentivar o uso das bicicletas, é amenizar o problema do trânsito nos horários de pico: na ida para o trabalho ou volta para casa, muitos ciclistas tomam as ruas de Londres, o que causa congestionamentos em cruzamentos movimentados. Com o novo sistema, esses ciclistas passarão direto pelos semáforos quando for possível.

londres-cs3

Duas tecnologias estão em teste, sendo uma baseada em radar e outra que opera com sensores térmicos. Essa última mede o calor emitido por grupos de ciclistas quando eles passam pela zona de detecção. Por enquanto, os testes se limitam à Cycle Superhighway 3 (CS3), uma das faixas exclusivas para bicicletas que passam pelo centro de Londres, mas o plano é expandi-los para toda a cidade.

Quando o sistema detecta um grupo de ciclistas, a abertura e fechamento dos semáforos são otimizados para reduzir os atrasos. A tecnologia, que Londres chama de SCOOT, já funciona para carros, por meio de sensores enterrados no asfalto que analisam as condições de trânsito em tempo real. Segundo a prefeitura, esse sistema diminui os congestionamentos em até 12%.

Com informações: Engadget.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

rivafoks

Purchase real DATA BASE registered Drivers License, Id Cards, Passport,Visa,Full Citizenship documents,Work permits for all countries .including top quality counterfeit bank notes for all currencies,

[email protected]

Skpye ID:Uniqueproducers

www.Uniquedocproducers.com

https://passportproducerson...

Klotz

http://i.gaz.com.br/arquivo...

Santa Cruz do Sul, RS (placa branca à direita, na imagem - muito comum por lá)

Augusto
http://i.gaz.com.br/arquivos_biblioteca/imagens/2015/03/25/c205485ea6949bfd687fed29dc5b055a507dcf61cd1e53ed53d0c4ca8cfe1b4f.jpg Santa Cruz do Sul, RS (placa branca à direita, na imagem - muito comum por lá)
Klotz

Em Santa Cruz do Sul, RS, existe desde que eu me lembro... ajuda, mas é um pouco perigoso

http://www.grupogaz.com.br/...

Augusto
Em Santa Cruz do Sul, RS, existe desde que eu me lembro... ajuda, mas é um pouco perigoso http://www.grupogaz.com.br/gazetadosul/noticia/332413-morte_abre_polemica_sobre_siga_livre/edicao:2012-03-03.html
danielnbl

Por causa de birra da oposição por oposição, isso sim. A pauta de mobilidade urbana é apartidária. Ninguém deve ir contra o natural que é a tendência de priorizar a propulsão humana. Quem tem tornado isso não é o Haddad ou o PT.

Quaisquer coisa que algum governo do PT for fazer vai cair muita gente contra. Aqui em Fortaleza que o prefeito eleito teve boa aceitação pela parte conservadora da sociedade vê com bons olhos a iniciativa, sempre pronta a reclamar caso "tire demais" os espaços que eles acham que são dos carros, é claro.. mas nem se compara à polêmica desnecessária em SP. Aqui infelizmente o prefeito não é nem 1% do Haddad.

daniel
Por causa de birra da oposição por oposição, isso sim. A pauta de mobilidade urbana é apartidária. Ninguém deve ir contra o natural que é a tendência de priorizar a propulsão humana. Quem tem tornado isso não é o Haddad ou o PT. Quaisquer coisa que algum governo do PT for fazer vai cair muita gente contra. Aqui em Fortaleza que o prefeito eleito teve boa aceitação pela parte conservadora da sociedade vê com bons olhos a iniciativa, sempre pronta a reclamar caso "tire demais" os espaços que eles acham que são dos carros, é claro.. mas nem se compara à polêmica desnecessária em SP. Aqui infelizmente o prefeito não é nem 1% do Haddad.
Caio
Outra ideia muito simples que já é implantada nos Estados Unidos e Canadá é a permissão para os motoristas virarem a direita no sinal vermelho. Sempre me pergunto se esse sistema ou até mesmo a ideia que você citou funcionariam por aqui.
Josiel Hen
é uma ideia completamente valida, porém sem necessidade real de "implementação", digo, na atual situação onde o modelo atual significa, na prática, a mesma coisa, mesmo trabalhos de conscientização popular exigem esforços que seriam melhor implementados em necessidades mais urgentes.
Rafael
Lembrando que o prefeito de Londres é do partido Conservador. E aqui no Brasil a questão das ciclovias, por causa de birra com o atual prefeito de São Paulo, se tornou sinônimo de política pública de esquerda, e que deve ser combatida a qualquer custo. Isso está atrasando imensamente o debate sobre a mobilidade em nossas cidades. Ainda estamos na fase de discutir se elas são válidas ou não, ao invés de propor alternativas e tecnologias para melhorá-las, como a desta matéria.
Lucas Carvalho
Será que alterar o significado do sinal vermelho no semáforo de "pare" para "dê a preferência" não melhoraria um pouco o trânsito? Além de você não se sentir um idiota parado num sinal vermelho numa rua deserta. Sendo que isso não melhoraria em nada o trânsito nos horários de picos, já que nesses horários "pare" e "dê a preferência" significam, na prática, a mesma coisa. Alguém tem alguma opinião sobre isso?
Ricardo - Vaz Lobo
Muito interessante!