Apple libera iOS 8.3 com novos emojis e Siri em português

Lucas Braga
Por
• Atualizado há 1 semana

Donos de iPhones, iPads e iPods touch, preparem-se para o update: o iOS 8.3 acaba de ser liberado para atualização e traz ótimos recursos, como a aguardada Siri falando em português e um teclado de emojis completamente redesenhado.

Novos emojis

São mais de 300 novos emojis. É importante reiterar que muitos deles são repetidos, uma vez que as expressões humanas estão disponíveis em seis tons de pele. Por padrão, os emojis humanos agora tem a cor amarela, de forma a não representar nenhuma tonalidade específica de pele. Para escolher a cor, basta tocar e segurar por um instante que os novos tons aparecem na tela.

Alguns emojis também foram substituídos: o de relógio passou a ser um Apple Watch e o de computador agora é um iMac, por exemplo. Também estão disponíveis bandeiras de vários outros países, incluindo o Brasil.

O novo teclado de emojis consegue exibir mais ícones por vez na tela. Está mais rápido encontrar novos emojis, uma vez que a disposição ficou muito mais confortável.

Siri em português

O assistente pessoal da Apple finalmente passou a falar nossa língua — basta apertar e segurar o botão Home para ter acesso à Siri. O assistente traz múltiplas funções, desde abrir um aplicativo qualquer, telefonar para alguém, informar previsão do tempo ou mesmo adicionar compromissos na sua agenda.

Mesmo na nova língua, a Siri não perdeu seu senso de humor e dá respostas engraçadinhas quando você pergunta algo como “Onde posso esconder um corpo?” ou “Você me ama?”. Quando a assistente não consegue responder sua pergunta, ela sugere uma busca na internet.

siri-portugues

Também é possível ativar a Siri sem encostar no celular: com o iPhone ligado no carregador, basta falar “E aí, Siri” que a assistente automaticamente é ativada. Usava bastante esse recurso mesmo com a Siri em inglês para ativar o despertador e o Não Perturbe antes de dormir.

O iOS 8.3 também trouxe diversas melhorias de desempenho, incluindo na inicialização e resposta de aplicativos, no sistema de mensagens, conectividade Wi-Fi, na Central de Controle, teclados de terceiros e atalhos de teclado. Também foi corrigido um bug muito chato sobre a orientação da tela, no qual o telefone não voltava para a vertical após usar a orientação horizontal.

A Fototeca do iCloud finalmente deixou de ser beta. Como o OS X também foi atualizado para a versão 10.10.3, o aplicativo Fotos finalmente veio para substituir o iPhoto.

O iOS 8.3 está disponível para iPhone 4s, 5, 5c, 5s, 6 e 6 Plus, iPod touch de 5ª geração, iPad 2, iPad com tela Retina (3ª e 4ª geração), iPad mini 1, 2 e 3, iPad Air e Air 2. O tamanho da atualização e a disponibilidade de funções varia de acordo com cada dispositivo.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Braga

Lucas Braga

Repórter especializado em telecom

Lucas Braga é analista de sistemas que flerta seriamente com o jornalismo de tecnologia. Com mais de 10 anos de experiência na cobertura de telecomunicações, lida com assuntos que envolvem as principais operadoras do Brasil e entidades regulatórias. Seu gosto por viagens o tornou especialista em acumular milhas aéreas.

Canal Exclusivo

Relacionados