Instagram pode começar a exibir fotos com resolução maior em breve

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 1 semana
Teste - Instagram

A foto ficou perfeita no smartphone, mas no PC… Se você já passou por isso no Instagram, saiba que o problema pode estar prestes a ser resolvido ou, ao menos, amenizado: segundo o The Verge, o serviço vem testando a publicação de imagens com resolução maior.

Atualmente, o Instagram trabalha com a resolução de 640×640 pixels. Essa combinação é satisfatória para dispositivos com telas pequenas, além de ajudar a diminuir o tamanho do arquivo. O problema é que a mesma resolução é usada na versão web da rede social. Aí, dependendo da imagem, a qualidade fica comprometida.

O pessoal do The Verge conta que, após análise do código-fonte da versão web do Instagram, descobriu que o serviço vem armazenando versões com 1080×1080 pixels de fotos mais recentes.

Essa foi só pra testar uma coisinha no Instagram

Uma foto publicada por Emerson Alecrim (@ealecrim) em

Abaixo, a mesma imagem do exemplo, mas na resolução maior (clique e salve em seu computador para conferir).

Você mesmo pode fazer um teste. Abra uma foto recente qualquer do Instagram no navegador, procure a opção de visualizar o código-fonte e busque por “jpg”. Provavelmente, o primeiro resultado corresponderá à imagem com mais pixels. Salve-a em seu computador e confira em suas propriedades a resolução.

Pelo o que foi constatado, o Instagram começou a armazenar imagens com resolução maior na última sexta-feira (3), mas é possível que os testes tenham começando antes com um número restrito de usuários.

A incerteza se dá pelo silêncio: até o momento, nenhum representante do Instagram comentou o assunto. Assim, também não há como saber quando e se o serviço será mesmo atualizado para exibir imagens com resolução maior.

É de se presumir, porém, que teremos novidades em breve, afinal, não faz sentido o Instagram incorporar fotos maiores, mas deixá-las ocultas para o usuário. Não seria má ideia contar com essas imagens: o serviço pode simplesmente manter as publicações em 640×640 pixels para visualização em dispositivos móveis e deixar as versões em 1080×1080 pixels para telas maiores.

Atualização às 15:00: o CNET afirma ter recebido de um porta-voz do Instagram a informação de que os apps do serviço para iOS e Android terão mesmo suporte a imagens em 1080×1080 pixels (nenhuma informação foi dada sobre a versão para Windows Phone). A empresa não informou quando todos os usuários estarão com a novidade, mas explicou que a atualização está acontecendo gradualmente.

Receba mais sobre Instagram na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados