Google Knowledge Graph começa a exibir perfis de marcas em redes sociais

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 1 semana
Links para perfis de marcas

Com o advento das redes sociais, formulários de contato, chat e e-mail deixaram de ser os únicos meios online de comunicação com empresas. Esta percepção explica a mais recente novidade das buscas do Google: exibição de links para os perfis de marcas em serviços como Facebook e Twitter.

A mudança faz parte de uma atualização do Knowledge Graph, sistema dinâmico que o Google implementou em 2012 para exibir informações relacionadas ao termo pesquisado diretamente na página de resultados.

O funcionamento é muito simples: ao buscar por uma marca – Yahoo, Coca-Cola, Ford, Nike e por aí vai -, os links para os perfis sociais aparecerão à direita, na parte inferior do widget que fornece detalhes resumidos sobre a empresa.

A lista de redes compatíveis tem, até o momento, os seguintes nomes: Facebook, Google+, Instagram, LinkedIn, MySpace (sim, ainda existe) e YouTube.

Esta é uma atualização pequena, mas que tem lá sua relevância. As redes sociais se tornaram canais importantes para o consumidor porque, como as reclamações ali expostas muitas vezes se tornam públicas, normalmente as marcas se apressam para dar respostas satisfatórias.

O Knowledge Graph não só facilita a descoberta destes perfis, como relaciona somente aqueles verificados para assegurar que o usuário não caia em uma fan page falsa, por exemplo.

Além dos perfis para empresas, o Knowledge Graph passou a exibir mais informações relacionadas a artistas e eventos. Agora, a caixa lateral pode mostrar datas para os próximos shows e links para compra de ingressos, por exemplo.

Links para shows no Knowledge Graph

Como de praxe, estes updates estão valendo prioritariamente paras as buscas no Google em inglês. Deve levar alguns meses para as mudanças cobrirem completamente as versões do buscador em outros idiomas.

Desenvolvedores interessados pelo assunto podem obter mais detalhes aqui e aqui.

Com informações: VentureBeatSearch Engine Land

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados