Início » Internet » Google é acusado de manipular resultados de pesquisa para favorecer seus próprios produtos

Google é acusado de manipular resultados de pesquisa para favorecer seus próprios produtos

Em pesquisa conjunta, Yelp constatou que buscador favorece seus serviços e prejudica a busca

Jean Prado Por

Google

O Yelp, serviço de avaliação de restaurantes que chegou ao Brasil em 2013, está acusando o Google de manipular os resultados de pesquisa para favorecer seus próprios produtos. Um estudo, publicado nesta segunda-feira (29), aponta que o Google priorizou seu conteúdo (ainda que incompleto) em detrimento de resultados mais adequados.

Quando uma busca é feita, o Google mostra por padrão resultados direcionados ao usuário, em vez de resultados orgânicos. Esses, segundo o Yelp, são melhores para quem pesquisa. Por quê?

O serviço desenvolveu um plugin chamado “Foco no usuário (FOTUL)” que remove o OneBox da página de busca do Google, forçando a exibição de resultados orgânicos. No exemplo abaixo, a pesquisa por “pediatra em Nova York” tem como resultado orgânico 719 reviews com o plugin, contra os 31 oferecidos pelo Google em uma busca comum.

google-manipula-resultados-yelp

Depois, usando 2.690 participantes, o Yelp ofereceu os dois resultados e monitorou os cliques dos usuários. A análise indicou que 45% deles são mais propensos em interagir com resultados de busca universais, em vez dos “direcionados” oferecidos pelo Google. Isso indica que, para favorecer seus serviços, o Google estaria prejudicando a experiência dos usuários e não oferecendo o melhor resultado.

Pela imagem, é fácil perceber que os contatos e reviews mostrados na busca orgânica são mais completos e úteis do que os exibidos pelo Google. O jurista Tim Wu, um dos responsáveis pelo estudo, chegou a comparar esse caso com o da Microsoft, em que a empresa “força” os usuários de Windows a aderirem ao Internet Explorer como navegador, ainda que ele não seja necessariamente a melhor opção. Vale lembrar que a gigante de buscas já foi acusada pela União Europeia de abuso de poder.

O economista Michael Luca e o jurista Tim Wu foram pagos pela Yelp, concorrente direta do Google em recomendação de lugares, para fazer o estudo. Wu, no entanto, garante que a pesquisa é fidedigna, embora a metodologia completa não tenha sido revelada. “Eu não estaria fazendo isso se eu não acreditasse que essa nova evidência fosse tão reveladora”, contou ao Re/code. O site, que tentou entrar em contato com o Google, informou que o buscador se recusou a comentar o caso.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

sjogboduct21

Loоking for sеxting
https://www.google.com/#btn...
Add me, my id 263535

Wagner Araujo

Existem várias alternativas ao Google, como exemplo cito Duckduckgo, Yahoo, Yandex, Bing e Startpage. É possível viver sem Google até no Android, basta remover a conta. É como a política: não está satisfeito com os resultados, muda.

Vitor Mikaelson
Dorgas, manolo, Aqui aparece em primeiro. rs PS: Eu mesmo disse que o Bing BR era ruim, não entendi o que você estava tentando supor...
mhenriquecd
Pesquise Tecnoblog no bing e o site nem aparece na lista, aparece ate o dacebook do site O que o bing tem contra o site ? Ja no google os resultado da pesquisa tecnoblog deu um resultado muito melhor Kkk pesquisem ai
Guilherme Macêdo da Cruz
"É o seguinte amigo. Você tem um serviço foda de busca e não é pra você favorecer seus outros serviços não. Favoreça o meu viu..."
Lucas Felipe da Cunha
Qual o problema de favorecer o próprio produto? Alguém aqui vê a Globo fazendo propaganda de novela da Record? Se eu desenvolvi um produto é óbvio que eu vou favorecer a minha própria empresa, afinal, o produto é meu.
X-Tudãoᴳᴼᵀ

o negocio e usar o Baidu.

Supersonic
o negocio e usar o Baidu.
Danillo Nunes
Aqui apareceu o Bing como 12º resultado para “tradutor”. Já “mapas” não foi mesmo, mas “maps” mostrou o Bing como 6º resultado (meu SO está em inglês, talvez isso possa influenciar).
Kawe Antônio

É, agora a coisa ficou feia pra Google, principalmente em relação à UE. Pena que não revelaram a metodologia, nesse tipo de situação seria muito válida a liberação do mesmo.

Kawê A.
É, agora a coisa ficou feia pra Google, principalmente em relação à UE. Pena que não revelaram a metodologia, nesse tipo de situação seria muito válida a liberação do mesmo.
Jairo ☠️

E daí? Em pt-br não tem buscador melhor.

jairo
E daí? Em pt-br não tem buscador melhor.
Vitor Mikaelson
Eu vi isso faz um tempo, fui até a página 10~~ e nada de achar.
Raul Baldner Junior
Saquei... No Yahoo o Bing não aparece também... Já em inglês aparece nos 2
Exibir mais comentários