Google exibirá informações médicas

Quem é que nunca procurou na internet explicações para dores ou sinais estranhos no corpo? Ciente de que pesquisas sobre problemas de saúde são muito frequentes, o Google decidiu dar mais atenção ao assunto: a partir de agora, o buscador destacará informações médicas vindas de fontes confiáveis.

Para tanto, a companhia atualizará o Knowledge Graph, aquele sistema dinâmico implementado em 2012 que mostra informações relevantes sobre o termo pesquisado diretamente na página de resultados.

Assim, ao pesquisar sobre uma doença, por exemplo, o usuário encontrará ali quais são os sintomas associados, as faixas etárias nas quais a enfermidade se manifesta com mais frequência, as formas de contágio e assim por diante.

O Google poderá exibir ainda ilustrações de “alta qualidade” que ajudam o usuário a compreender como e em qual parte do corpo a doença se manifesta.

As informações vêm de fontes diferentes, mas a companhia frisa que somente os dados verificados por instituições ou profissionais especializados serão destacados. Quem lidera estas análises é o Dr. Kapil Parakh, um dos principais membros da equipe médica do Google.

Todos estes cuidados são bem-vindos, afinal, a quantidade de informações médicas imprecisas ou equivocadas na internet é grande. O problema é que mesmo dados consistentes podem fazer o usuário se preocupar com um sintoma sem importância ou, pior, negligenciar uma condição que deve ser tratada o quanto antes.

health-info-animated

De modo geral, tudo depende da capacidade de interpretação da pessoa e de seu nível de ansiedade. Por isso (e para se isentar de responsabilidade, certamente), o Google faz questão de ressaltar que as informações destacadas pelo buscador não devem ser parâmetro para automedicação. A consulta com um médico continua sendo o caminho natural para qualquer tipo de tratamento.

As informações médicas do Knowledge Graph serão exibidas inicialmente na versão norte-americana do Google. A companhia manifestou intenção de levar a ideia às demais versões do buscador, mas não falou em prazos.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados