Raio x - conteúdo adulto

Apesar da existência de sites especializados ou de utilização mais fácil, o Blogger continua sendo bastante usado para pornografia. Um amigo meu que disse. Mas o Google quer acabar com isso: a partir de 23 de março, a plataforma não permitirá mais a publicação de imagens e vídeos sexualmente explícitos.

Os posts no Blogger que já contêm conteúdo adulto não serão eliminados. No entanto, seus responsáveis estão sendo avisados que, na referida data, esses materiais serão tratados como privados, ou seja, somente proprietários e pessoas com as quais os blogs foram compartilhados poderão acessá-los.

Só há uma forma de evitar que um blog nessas condições seja marcado como privado: eliminar todas as imagens e vídeos de sexo antes que a nova política entre em vigor. Como essa ação pode significar o fim do blog, a própria empresa sugere a exportação de todo o conteúdo por meio do Google Takeout.

A companhia também ressalta que material com nudez que possui contexto artístico, educacional, documental ou científico continuará sendo aceito sem restrições. O problema é que, não raramente, essa postura dá margem para interpretações ambíguas, o que nos faz questionar se o Google conseguirá evitar “injustiças”.

Mas a pergunta que fica mesmo martelando na mente é: com o Blogger pertencendo ao Google há anos, por que só agora a empresa está restringindo conteúdo “NSFW” na plataforma?

Pode não ser convincente, mas um porta-voz da companhia explicou que a medida faz parte de um alinhamento das condições de uso do Blogger com as rígidas políticas que a empresa adota em seus demais serviços, como o YouTube e o Google+.

Resta saber se o Google terá êxito em coibir as publicações em questão. Tarefa fácil não é, vide o exemplo do Yahoo: em 2013, a companhia anunciou medidas para remover postagens adultas no Tumblr dos mecanismos de busca, mas continua sendo fácil encontrar essas páginas. Pelo menos é o que aquele meu amigo afirma.

Com informações: The Next Web

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados