Via de regra, você deve recorrer aos HDs se estiver em busca de uma unidade de armazenamento com capacidade generosa. Mas, aos poucos, SSDs que capricham nesse aspecto começam a aparecer. A Fixstars é o exemplo mais recente: a companhia anunciou um dos primeiros SSDs com 6 TB de capacidade.

De nome SSD-6000M, o modelo utiliza memória Flash do tipo MLC e tecnologia de fabricação de 15 nanômetros. Na transferência de dados, a novidade consegue alcançar até 540 MB/s (megabytes por segundo) em operações de leitura e 520 MB/s na escrita. A comunicação é feita via porta SATA.

Por possuir 2,5 polegadas, o SSD-6000M pode atrair o público gamer que prefere PCs customizados, por exemplo. Mas o foco da Fixstars está no segmento de aplicações profissionais. Segundo a companhia, o modelo utiliza um controlador proprietário que otimiza o acesso sequencial a dados, o que o torna interessante para edição de vídeos, processamento de imagens médicas, análises de Big Data e assim por diante.

SSD-6000M

Companhias especializadas em armazenamento de dados também estão na mira: “como a capacidade do nosso SSD o torna capaz de competir com discos rígidos high-end, entendemos que o produto pode atrair datacenters”, explica Satoshi Miki, CEO da Fixstars.

Mas a pergunta que não quer calar é: e o preço? Talvez tenhamos essa informação em julho, mês em que o SSD-6000M começa a ser distribuído nos Estados Unidos. Mas convém não ter grandes expectativas: SSDs têm evoluído de maneira significativa no custo por gigabyte, mas permanecem sendo bem mais caros que os HDs.

Temos que levar em conta ainda que, no momento, a Fixstars não está focada no varejo, razão pela qual os preços podem variar nas negociações com cada empresa interessada.

Vale dizer que também há opções para quem precisa de muito espaço, mas não tanto: desde fevereiro, a Fixstars comercializa os modelos SSD-3000M (3 TB) e SSD-1000M (1 TB).

Com informações: Phys.orgSlashGear

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Keaton
Imagina só um SSD desses bugar e perder 6TB de dados médicos... lol
Keaton
Levando em conta que um SSD desses deve chegar ao mercado (bem restrito) por cerca de 50 mil obamas... =p
Alberto Prado
As empresas vem sempre dando desculpas para baixar os preços dos SSD. Uma hora é a controladora, depois uma mudanças na memórias, em seguida a capacidade que aumentou. Pelo tempo de mercado da tecnologia e pela escala que ganhou, já era pra ela ter começado a briga com os HDs. Pra mim isso parece mais uma fixação de preços velada entre as fabricantes. Só agora, bem recentemente houve uma queda de preço, mas foi branda.
Baidu feat MC Brinquedo

Os primeiros SSDs era de 16~32Gb e o preço lá em cima, pois a desculpa era a mesma: Tecnologia nova.

E agora, vários anos depois e SSDs de 6Tb?

Hao123
Os primeiros SSDs era de 16~32Gb e o preço lá em cima, pois a desculpa era a mesma: Tecnologia nova. E agora, vários anos depois e SSDs de 6Tb?
Edmilson_Junior
"Vale dizer que também há opções para quem precisa de muito espaço, mas não tanto: desde fevereiro, a Fixstars comercializa os modelos SSD-3000M (3 TB) e SSD-1000M (1 TB)." E nem para dizer o preço desses dois né? Fui conferir o preço no site do fabricante e vi que: Fixstars SSD-1000M 1TB $ 990 (+Tax) * Special price only for first 20 units. One for each person. Nem queria mesmo.
X-Tudãoᴳᴼᵀ

Vai ser uma facada...

Supersonic
Vai ser uma facada...
Breno
~Fixstars anuncia SSD de 6TB - eu vou querer *.* ~Fixstars anuncia o preço. - nem queria mesmo.
Maico Andrade
Oh my......... Rins!
Julio
Vai custar R$10 por giga