Os eletrônicos poderão ficar ainda mais caros nos próximos meses. A Câmara dos Deputados aprovou na noite desta terça-feira (19) o texto-base da medida provisória 668/2015, que eleva os impostos sobre produtos importados. O aumento faz parte do pacote de ajuste fiscal do governo, que também estuda subir os impostos de telefonia para equilibrar as contas.

O texto-base aprovado pela Câmara aumenta o PIS/PASEP de 1,6% para 2,1%, enquanto a alíquota da Cofins sobe de 7,6% para 9,65%. Com a alteração, o imposto PIS/Cofins que as empresas pagam na entrada de bens importados no Brasil aumentaria dos atuais 9,25% para 11,75%.

ipad-bandeira-brasil

Atualmente, eletrônicos beneficiados pela Lei do Bem têm a alíquota de PIS/Cofins zerada. Para se enquadrarem nas regras, os smartphones, por exemplo, devem ser produzidos no Brasil, custar até R$ 1.500 e trazer um pacote mínimo de aplicativos desenvolvidos no país, que varia de acordo com a fabricante. O benefício fiscal vale até 31 de dezembro de 2018.

A medida também aumenta o imposto de produtos importados com alíquotas específicas de PIS/Cofins. É o caso da água, cerveja, cosméticos e maquinários. Os produtos farmacêuticos são um dos principais afetados, com os impostos passando de 12,5% para 20%.

Os deputados ainda analisarão sugestões de alterações na medida provisória que poderão mudar o teor do texto aprovado, sendo que quatro delas já foram rejeitadas. Depois de concluída uma nova votação, prevista para ocorrer nesta quarta-feira (20), a MP seguirá para aprovação pelo Senado.

Com informações: Agência Brasil, G1.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Júnior Antunes
A culpa não é minha. Eu votei no Aécio.
Luis de Vaz Lobo

Abraço.

Luis Carlos Rodrigues
Abraço.
Dalton Belo
É um animal sim, cérebro de amendoim. Quem disse que eu quero argumentar cara? Vc só repete esse absurdo de empresas vilãs cobrando simplesmente pq são más e assim podem fazer ser dar nenhuma base pra isso. Argumentação acabou faz tempo.
Luis de Vaz Lobo

Animal é a senhora sua mãe. Argumente sem apelar seu merda metido a bosta. A Microsoft conseguiu vender o One pela metade do preço do PS4 desde o início. A Sony pratica preços abusivos no Brasil desde sempre por que conta com pessoas idiotas e pseudo-sábias como você que compram e preferem reclamar do país do que ver a verdade. Que o Brasil tem taxas absurdas de juros e tributação excessiva é um fato, mas essas empresas como Sony e Apple se aproveitam e cobram muito além do que deveriam.

Luis Carlos Rodrigues
Animal é a senhora sua mãe. Argumente sem apelar seu merda metido a bosta. A Microsoft conseguiu vender o One pela metade do preço do PS4 desde o início. A Sony pratica preços abusivos no Brasil desde sempre por que conta com pessoas idiotas e pseudo-sábias como você que compram e preferem reclamar do país do que ver a verdade. Que o Brasil tem taxas absurdas de juros e tributação excessiva é um fato, mas essas empresas como Sony e Apple se aproveitam e cobram muito além do que deveriam.
Dalton Belo
São culpa da Dilma sim e da carga tributária brasileira. Ganancia e desrespeito não deixa nenhum empresa rica, seu animal.
Luis de Vaz Lobo

É verdade. O 4 mil reais cobrados são culpa da Dilma e do Brasil, não tem nada a ver com a ganância e desrespeito dessa empresa... Be-a-bá de sarcasmo.

Luis Carlos Rodrigues
É verdade. O 4 mil reais cobrados são culpa da Dilma e do Brasil, não tem nada a ver com a ganância e desrespeito dessa empresa... Be-a-bá de sarcasmo.
Ronaldo
Desistir ? Eu só não fui ainda por que tenho família e meus filhos são muito novos, 6 e 3 anos, mas quando der, to fora. Aqui não em mais jeito e eles não merecem passar a raiva que eu passo.
Guilherme C.
E tem que tomar cuidado com a mudança de nomes. Acho que contei ministérios a mais por conta disso. De qualquer forma é como falei anteriormente. Essa contagem é sem sentido pra ter uma noção do "peso do Estado", uma vez que o que importa na verdade quanto do orçamento essa burocracia abocanha.
Diego Rocha
Orgãos com status de ministério você encontra em http://www.biblioteca.presidencia.gov.br/ex-presidentes/fernando-henrique-cardoso/orgaos-da-pr Note que em http://www.biblioteca.presidencia.gov.br/ex-presidentes/luiz-inacio-lula-da-silva/orgaos-da-pr já existem bem mais "órgãos da presidência da república"
Dalton Belo
Vender mais = diminuição de custo de produção e maximização de lucro. E seguindo essa sua teoria ai, me explica pq a Sony resolveu colocar em prática o preço do console SÓ NO BRASIL? É só no Brasil que Sony quer maximizar o lucro?
Ruy Junior Ferreira
PUTZZZ... É exatamente isso.. Kkk.. Revoltante!!! As vezes penso em desistir de sair do país, mas essas notícias só me mostram por que eu não sai antes... =/
Edmilson_Junior
Reduzir os salários dos políticos ninguém quer né? Se podem votar por aumento do salário também podem votar pela redução com voto aberto e televisionado em todas as emissoras.
Exibir mais comentários