Início » Baú » Curiosidades » É assim que está ficando o novo campus da Apple

É assim que está ficando o novo campus da Apple

Construção está prevista para 2017 e deve abrigar cerca de 14 mil funcionários da empresa

Jean PradoPor

Desde a aprovação do projeto em outubro de 2013, acompanhamos ansiosamente a construção do novo campus da Apple, que fica na cidade de Cupertino, na Califórnia, onde também está localizada a sede da rua Infinite Loop. A nova construção, que até agora recebeu o nome de Campus 2, tem a forma de uma nave espacial, como você pode observar na imagem abaixo.

apple-campus-2

Será que levanta voo?

Os 365 metros de diâmetro vão abrigar cerca de 14 mil funcionários até 2017, quando a empresa pretende mover parte de seus funcionários do atual campus, localizado na rua Infinite Loop. Lá em 2010, a área pertencia ao campus da HP e foi comprada e demolida pela Apple.

Quem está se encarregando da construção é a empresa de arquitetura britânica Foster+Partners, conhecida pela construção da icônica Prefeitura de Londres. No segundo campus da Apple, a empresa pretende alocar escritórios sustentáveis, instalações para pesquisa e desenvolvimento, um auditório de mil lugares, estacionamento com quase 11 mil vagas e até uma academia (!).

Como a imagem denuncia, o espaço dedicado ao campus é gigantesco. A área inteira alocada pela Apple tem 708 mil metros quadrados, com cerca de 260 mil m² dedicados à construção em si; em uma área circular, são 365 metros de diâmetro. Ainda assim, a empresa conseguiu manter o máximo de área verde para não prejudicar o meio-ambiente.

A Apple ainda está comprometida em utilizar pouca energia e água, uma vez que a construção favorece a entrada ao máximo de luz e ventilação naturais. Aliás, toda a energia que vai ser usada no campus é renovável, usando tecnologias como painéis solares e biogás.

apple-campus-2-dentro

Por dentro do campus: muita área verde e uma paisagem agradável.

O acordo de desenvolvimento com a cidade de Cupertino dura 20 anos. A empresa, segundo o Los Angeles Times, ainda reduziu sua isenção de impostos de 50% para 35%. Dessa forma, a cidade de Cupertino receberá uma quantia significativa de tarifas da empresa, que já corresponde a 18% do orçamento da cidade. Por curiosidade, 40% da população empregada em Cupertino trabalha na Apple.

Como você pode ver no vídeo abaixo, que mostra a construção filmada com um drone, já é possível ver parte da estrutura circular da chamada “nave-mãe”, mas ainda se parece pouco com o conceito futurista apresentado no começo deste post.

Ansioso para ver o resultado final?

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Guilhermo
Ouvi dizer que está sendo pago exclusivamente com as vendas de iPhones e Macs no Brasil.
Diego Castilho
Com ctza o instrutor tinha animo pq o chefe dele nao devia olhar com cara feia aqueles 5min "perdidos" q sao vistos como inuteis e desnecessarios. Todo mundo sabe q ginastica laboral eh importante, assim como frequentar uma academia, ate q a consciencia pese e vc pense: "ja devia estar com meu micro ligado" ou "tenho servico atrasado e estou aqui"... Ai o proposito todo ja era!
Hao123
Trabalhei numa empresa que implantou a Ginástica Laboral, no começo foi um sucesso!!! Centenas de desenvolvedores (eram muitos!) dançando e requebrando o corpo todas as manhãs, mas com o passar do tempo só o instrutor tinha pique/ânimo pra fazer a aula. Resumo: Em menos de um ano o projeto foi descontinuado!
Thiago Bomfim
"No final do Séc. XVIII o filósofo e jurista inglês Jeremy Bentham concebeu pela primeira vez a ideia do panóptico. Para isto Bentham estudou “racionalmente”, em suas próprias palavras, o sistema penitenciário. Criou então um projeto de prisão circular, onde um observador central poderia ver todos os locais onde houvesse presos. Eis o Panóptico. Ele também observou que este mesmo projeto de prisão poderia ser utilizado em escolas e no trabalho, como meio de tornar mais eficiente o funcionamento daqueles locais. Foi naquele período da história que, segundo o francês Michel Foucault, iniciou-se um processo de disseminação sistemática de dispositivos disciplinares, a exemplo do panóptico. Um conjunto de dispositivos que permitiria uma vigilância e um controle social cada vez mais eficientes, porém, não necessariamente com os mesmos objetivos “racionais” desejados por Bentham e muitos de seus antecessores e contemporâneos." https://pt.wikipedia.org/wiki/Pan%C3%B3ptico
Thiago Bomfim
http://michelfoucault.hotglue.me/Pan%C3%B3ptico <> https://pt.wikipedia.org/wiki/Pan%C3%B3ptico
Diego Castilho
Academia? Qual a novidade? Ano passado colocaram uma academia onde trabalho, na VW anchieta em sbc... No começo foi a maior febre, todos comentavam, ainda mais os terceiros, mas passado 1 ano quase ninguem mais frequenta. Passar 8-9h em uma empresa trabalhando e depois mais 1-2h em uma academia dentro do mesmo ambiente com praticamente as mesmas pessoas nao parece ser mentalmente saudável.
Felipe Goulart Athayde
É só anunciar que o iPhone será descontinuado que milhares de zumbis se dirigirão para a localidade hahaha
Lucas Massoline
Alguém precisa fazer um filme de zumbi ai!