Início » Arquivos » Internet » Facebook inflou números de audiência dos vídeos por dois anos

Facebook inflou números de audiência dos vídeos por dois anos

Duração média de visualização não considerava usuários que assistiam por menos de três segundos

Paulo Higa Por

O Facebook admitiu na quinta-feira (22) que uma de suas métricas de audiência de vídeos permaneceu errada por dois anos, o que inflou artificialmente os números informados aos anunciantes. Segundo a rede social, durante esse período, a duração média de visualização do vídeo não considerava usuários que assistiam aos vídeos por menos de três segundos.

A duração média de visualização mostra até que ponto os usuários assistiram a um determinado vídeo — nem todo mundo vai até o final, e alguns já passam para outro conteúdo logo nos primeiros segundos. Para os anunciantes e produtores de conteúdo, essa métrica pode ser importante para analisar por quanto tempo um vídeo é capaz de prender a atenção do usuário, por exemplo.

facebook-raiva

No entanto, por dois anos, o Facebook considerou na média apenas os usuários que viram o vídeo por mais de três segundos — aqueles que rolavam o feed de notícias e já passavam para outro conteúdo não eram contabilizados. Esse pequeno detalhe fez os números informados pelo Facebook serem entre 60% a 80% maiores do que realmente deveriam ser.

Ao Wall Street Journal, grandes anunciantes criticaram fortemente o Facebook. O diretor de marketing da Unilever, Keith Weed, afirmou que o fato da rede social não permitir que terceiros obtenham suas próprias métricas nos conteúdos publicados no Facebook seria equivalente a “deixar que os alunos deem notas para sua própria lição de casa”. Ai.

A Publicis Media, que compra publicidade em nome de seus clientes (segundo estimativas, foram mais de US$ 77 bilhões gastos em 2015!), diz em memorando que, “para se distanciar das métricas incorretas, o Facebook está descontinuando [as antigas métricas] e lançando ‘novas’ métricas”. O Facebook está “colocando nomes novos para o que eles diziam que mediam”, segundo a Publicis Media.

Depois da polêmica, o Facebook trocou o nome de “Average Duration of Video Viewed” (duração média de visualização do vídeo) para “Average Watch Time” (tempo médio de visualização). Segundo a empresa, o erro não impactou na cobrança e os parceiros já foram avisados sobre a mudança.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

JGui
Perdeu a oportunidade de ficar queto. Se preza tanto por anonimato, não deveria ficar comentando esse tipo de comentário. Vacilão.
Mago Erudito
Já anunciei no fb e comprovei que existe algo de errado e não é só nos vídeos. Mesmo colocando filtros de escolaridade (formado em faculdade) tive curtidas de pessoas com ensino fundamental, como pode? No meu caso colocar dinheiro no fb foi jogar dinheiro fora.
Leonardo Caldas
Penso igual a você. Privacidade e poder de escolha sobre até onde se quer expor deveria ser um de nossos direitos mais básicos. Para mim esse raciocínio de se estar "devendo algo a alguém" é uma distorção enorme desse direito.
Paulo Freitas
E curte os próprios comentários.
Ronaldo
Virus no Whats... Nem preciso analisar muito a questão do seu perfil de usuario.
Paulo Boa Sorte
Rafael,na próxima vez tente fazer um comentário um pouco mais construtivo.Você não me conhece para falar se devo ou não algo à alguém.Eu não gosto de expor minha vida para estranhos.
Paulo Boa Sorte
Existe muita diferença em ter conta fake no disqus e expor toda sua vida no facebook.Whats eu abandonei por causa de vírus.Não tenho nada contra o governo me espionar,o problema são os bandidos de verdade,que mata e rouba.Não devo nada a ninguém.Só não gosto de expor minha vida para desconhecidos.
Ronaldo
Ta. E usa internet. E tem telefone. E vive em uma cidade E anda de onibus (ou de carro) E tem documentos (CPF, RG) E tem emails E tem perfil no Disqus. Ah ta, valeu.
Juliotenorio
Entro no meu face só por causa de algumas páginas que gosto, então coloco para ser visualizado primeiro e deixei de seguir alguns amigos também, mesmo assim quando começa acabar o conteúdo das páginas fecho. Só não exclui o face por causa das páginas, tirando isso nada de bom.
Breno Da Silva Pereira
FreeBooting
Jefferson Rodrigues
Eu só entendi isso na materia da Veja.
joaofla123
O termo "números da audiencia" nos leva a imaginar que se refere a quantidade de views, mas na verdade se trata da média do tempo visto
joaofla123
Agora acho que entendi. O número inflado seria a média de tempo visto. Se eles só consideram acima de 3 segundos então quem via o video por 2 segundos não tinha esse valor para ser incluido no cálculo da média. Número esse que por ser baixo sempre reduziria o valor da média do tempo visto, ou seja, inflaria o resultado.
Jefferson Rodrigues
Eu não tava me referindo a publicidade.
Supersonic
Eu estou falando dos vídeos de propagandas, os pratrocinadores se interesssam pelo tempo de vídeo.
Exibir mais comentários