Início » Legislação » Prazo expirado: Microsoft não permite mais escolha do navegador ao instalar o Windows na Europa

Prazo expirado: Microsoft não permite mais escolha do navegador ao instalar o Windows na Europa

Avatar Por

Navegadores

A Microsoft não dará mais a opção aos usuários de escolher qual navegador gostaria de instalar no seu sistema operacional. O prazo da regra imposta em 2009 pela Comissão Europeia expirou e a empresa já anunciou que seus clientes não visualizarão mais a tela com as alternativas ao Internet Explorer.

A ação europeia consistia em mais uma tentativa de combater o monopólio, porque a posição dominante da Microsoft no mercado de sistemas operacionais seria capaz de garantir também o monopólio do Internet Explorer no mercado de navegadores.

Durante os cinco anos da imposição, a Microsoft não teve muita opção para burlar a decisão. Em fevereiro de 2011, alguns usuários do Windows 7 não conseguiram escolher o navegador livremente na hora de instalar o sistema. Na época, a Microsoft se justificou alegando que o ocorrido não passou de um problema técnico e foi punida com uma multa de R$ 1,4 bilhão por ter descumprido o acordo.

Ao longo dos últimos cinco anos, o Internet Explorer perdeu espaço no mercado europeu enquanto o Google Chrome cresceu — no início do ano, o navegador do Google alcançou 40,23% de participação na Europa, mais que o dobro dos 19,37% do Internet Explorer.

Com informações: Ars Technica

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Adriana Alvim
Então tá na hora da gente não preferir o Windows. A culpa não é nossa se eles não conseguem fazer um navegador decente. Desculpa, mas não fico sem o psafe internet e o chrome.
Yuri da Silva
Por que Firefox é uma porcaria?
Marcondes Peixoto
Eu também. Hoje em dia só uso o Chrome ou PSafe. Os dois são os melhores por aí.
João Silverado
Realmente isso é uma bobeira. Daqui a pouco vão obrigar o Google a colocar na página inicial "Vc pode pesquisar usando outros motores de busca tbm" e colocar o link para tais. Acho que isso é tarefa do usuário, não da empresa. Seria correto se fosse impossível por exemplo, no caso da Microsoft, não permitir a instalação de outro browser no SO dela.
Les Claypool
A última versão do app do Gmail já tem integrada e é possível configurar contas do Outlook e Yahoo, assim como suporte a Exchange. Ainda não é o mesmo que poder configurar a conta direto no sistema, como funciona com as do Google, mas já é um bom passo. No WP também não é possível usar o ecossistema do Google de forma não excruciante. O iOS permanece como sendo o mais "em cima do muro", por incrível que pareça.
Les Claypool
Essa ideia do incentivo é uma boa, finalmente teríamos o Ano do Linux!
Douglas B

Ahhhhh, então foi por isso que o Opera não permite mais usar o Bing após a última atualização! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk senti uma briga de 3ª série do primário agora... sério, fiquei p*** quando vi que a Opera fez isso! Sempre preferi o Bing, aí do nada ela começa a me direcionar pro Google. Aí eu tentei de todas as formas colocar o Bing novamente, mas é impossível. :|

Douglas Baião
Ahhhhh, então foi por isso que o Opera não permite mais usar o Bing após a última atualização! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk senti uma briga de 3ª série do primário agora... sério, fiquei p*** quando vi que a Opera fez isso! Sempre preferi o Bing, aí do nada ela começa a me direcionar pro Google. Aí eu tentei de todas as formas colocar o Bing novamente, mas é impossível. :|
Guilherme C.
A Comissão Europeia já está investigando a Google está disposta até em dividir a empresa em duas, assim com a Justiça dos EUA tentou fazer com a Microsoft em 2000.
Guilherme C.
Dividir em duas foi nos EUA. Só não foi dividia pq a Microsoft realizou uma série de medidas: http://www.bbc.co.uk/portuguese/omundohoje/omh00060715.htm
Domingos Tavares
Era isso ou ser dividida em duas.
Kessler
Eu usava o Chrome, ainda uso frequentemente, mas o negócio tá uma bagunça mesmo. Cheio de threads abertos mesmo depois de fechar o navegador, lerdeza nos plugins... O Opera é o Chrome sem botnet, o que é bom. O Firefox é a mesma porcaria de sempre. Tá difícil.
RaphaelDDL
Te contar. A menos que vc esteja usando o Opera 12.XX que ainda usa o motor Presto, o Opera novo é o Chrome (webkit/blink) com a carinha do Opera. Então o melhor é o Chrome :P
Ed
Mesmo com o Outlook.com é (ou era meses atrás quando tentei) complicado. O email em si funciona ok, porque há um aplicativo do serviço e o Android permite escolher apps padrão. Mas eu lembro que os contatos funcionaram apenas para leitura, não era possível editar (!) nem adicionar novos. O calendário eu nem cheguei a testar, o Google Calendar só funciona com contas do Google, teria que usar então um app de terceiros. Curiosamente, tudo isso funciona out-of-the-box no iOS, o tal sistema fechado.
Ed
Eu usava o Chrome no Mac até a versão Mavericks, porque o Safari estava com um visual muito defasado, apesar de ser totalmente funcional. Agora no Yosemite não dá mais -- o Safari deu uma imensa evoluída e a impressão que dá é que o Chrome é quem parou no tempo. Migrei definitivamente para o Safari. E sim, o Chrome é mais lento que o Safari para abrir o programa em si e para renderizar as páginas, além de lidar pior com as fontes e o zoom.
Exibir mais comentários