A Seagate confirmou nesta terça-feira (26) a produção em larga escala da sua primeira linha de HDs com 8 terabytes de capacidade. Algumas destas unidades haviam sido enviadas para avaliação de clientes corporativos no mês passado. Os testes, pelo jeito, deram bons resultados.

Os novos discos rígidos seguem o tradicional padrão de 3,5 polegadas e são baseados na interface SATA de 6 Gb/s. A Seagate também chama atenção para o uso de componentes que consomem menos energia, embora não tenha especificado quais.

Mas o mistério mesmo está na tecnologia usada para possibilitar tamanha capacidade de armazenamento. Em seu comunicado, a empresa não faz qualquer menção a ela e, nos contatos de imprensa, se nega a comentar o assunto.

Há quem acredite que o “segredo” é a técnica HAMR (Heat-Assisted Magnetic Recording). Nela, um feixe de laser com comprimento de onda muito pequeno é usado no cabeçote de gravação, possibilitando a inserção de mais dados no disco sem aumentar as suas dimensões físicas.

seagate_8_tb_manip

Outra hipótese – tida como a mais provável – é o uso da tecnologia SMR (Shingled Magnetic Recording), que consegue aumentar a densidade dos discos reduzindo o espaço entre as trilhas ao ponto de estas ficarem praticamente empilhadas.

De acordo com a Seagate, os HDs de 8 TB estarão amplamente disponíveis no próximo trimestre. Fica a torcida para que, quando esta fase chegar, informações sobre a tecnologia implementada tenha sido finalmente liberadas.

A Seagate também não revelou preços. A razão pode ser o público-alvo. Estas unidades estão sendo lançadas para atender principalmente data centers. Como empresas do ramo compram HDs em grandes lotes, o valor da unidade depende de negociação.

Mas a disponibilização de HDs de 8 TB para consumidores finais não deve demorar. No mês passado, a Western Digital lançou novos modelos de 6 TB voltados para este público. A Seagate também possui unidades com esta capacidade, mas superá-las em poucos meses seria uma bela maneira de atingir a rival.

Com informações: Tom’s Hardware

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Keaton
Esqueceu de dizer que o S.M.A.R.T. deles nem sempre (quase nunca) funciona.
Guilherme Andrade
Caramba,, eu nem sabia, más ele é o único HD Externo que eu encontrei com dois anos de garantia, os demais cobrem somente um ano. :S
MalcriadoRJ
Claro que a notícia sai exatamente no dia em que comprei um HD externo de 3TB para backup, né? Com novos dispositivos à venda, preços cairão...
Emerson Alecrim
Obrigado pelo toque, Keaton o/
Jacques
Considerando o fato que acha muito mais fácil os HDs da Seagate no PY, acho que isso por si só explica.
abraaocaldas
Além dos problemas de firmware que eles tiveram, saiu uma pesquisa feita por uma empresa de cloud, eles mostraram que os HDs da seagate são os que tem o menor tempo de vida útil de todos.
Keaton
" HARM (Heat-Assisted Magnetic Recording)" er.... HAMR. :p To harm é "fazer mal a" em ingles. xD Sempre gostei dos HDs da Seagate, e quase não tenho reclamações. A unica coisa que me chateia é o fato dos HD dela terem a péssima mania de subirem no telhado sem avisar.
Guilherme Andrade
Problemas? Eu estava pensando em comprar um HD Seagate Backup Plus Slim, más fiquei receoso agora. x.x
abraaocaldas
Creio que seja porque a Seagate ficou queimada por causa dos problemas que os produtos dela vem apresentando com o tempo.
Alberto Prado
Alguém aí andou comparando o preços dos HD da Seagate e da Western Digital? Eu notei que existe um diferença significativa de preço das duas, sendo da Seagate mais barato, principalmente se for procurar lá no mercadolivre. Coisa de mais de R$ 200 de diferença. E com vendedores bem qualificados. Nas lojas virtuais também. Me pergunto o pq disso... Eu sempre dou preferência pelos da WD, mas com essa diferença de preço fica complicado.