Início » Celular » Este é o Galaxy S5: leitor de impressões digitais, filmagem em 4K, novo design e hardware mais potente

Este é o Galaxy S5: leitor de impressões digitais, filmagem em 4K, novo design e hardware mais potente

Quinta geração do Galaxy S tem resistência a água, KitKat e câmera de 16 MP

Paulo Higa Por

samsung-galaxy-s5-abre

Longe do local onde está sendo realizada a Mobile World Congress, mas ainda em Barcelona, a Samsung apresentou seu novo smartphone topo de linha com Android. O Galaxy S5 tem hardware mais poderoso, novo design e um leitor de impressões digitais no botão de início. O corpo continua sendo de plástico e se parece muito com o do Galaxy S4, mas há alterações nos botões e principalmente na traseira, que perdeu o acabamento liso e brilhante.

O hardware está ainda mais potente: a ficha de especificações técnicas aponta um processador quad-core de 2,5 GHz, 2 GB de RAM, 16 GB ou 32 GB de armazenamento interno (com entrada para microSD de até 128 GB) e bateria de 2.800 mAh. A tela aumentou de 5 polegadas para 5,1 polegadas, mas o Galaxy S5 ainda traz um painel Super AMOLED com resolução de 1920×1080 pixels.

A resolução da câmera traseira aumentou para 16 MP e há suporte para filmagem em 4K a 30 quadros por segundo. De acordo com a Samsung, o Galaxy S5 consegue focar automaticamente em um objeto em apenas 0,3 segundo. Há alguns truques de software: a interface do aplicativo da câmera foi aprimorada e agora existe uma função chamada Foco Seletivo, que permite ao usuário focar em um objeto e borrar todo o resto da cena, sem necessidade de saber o que é profundidade de campo ou comprar lentes adicionais.

O design foi pouco alterado em relação ao Galaxy S4, mas dá para perceber algumas mudanças. A principal são as cores: o Galaxy S5 terá versões branca, azul, preta e dourada. Além disso, o corpo precisou ser adaptado para ganhar a certificação IP67, que garante proteção contra água e poeira. Lá nos botões, um pequeno detalhe: sai o velho botão de menu, entra o botão para alternar entre aplicativos. Até que enfim!

Nova cor para o Galaxy S5: azul

Nova cor para o Galaxy S5: azul

Um dourado quase marrom

Um dourado quase marrom

O branco continua sendo uma das opções

O branco continua sendo uma das opções

Se não gostou de nenhum, ainda resta o preto

Se não gostou de nenhum, ainda resta o preto

Tem uma proteção contra água e poeira na porta Micro USB 3.0

Tem uma proteção contra água e poeira na porta Micro USB 3.0

A Samsung também incluiu um leitor de impressões digitais no botão de início, a exemplo do que fez a Apple no iPhone 5s. No entanto, o modo de uso é diferente: enquanto no iPhone 5s basta repousar o dedo sobre o botão, no Galaxy S5 é necessário deslizar o dedo. Além de servir para desbloquear a tela, o sensor também poderá ser usado para autorizar pagamentos. É possível registrar até oito impressões digitais.

Dessa vez, a Samsung não focou tanto em desenvolver novos recursos de software. O Galaxy S5 roda o Android 4.4.2 com um visual mais limpo da TouchWiz e traz alguns aplicativos extras da Samsung, como o S Health, que ganhou uma versão atualizada para suportar o novo sensor de batimentos cardíacos do aparelho. Para descobrir a quantas anda seu coração, basta posicionar o dedo no sensor localizado logo abaixo da câmera traseira.

Outras novidades de software incluem:

  • Ultra Power Saving Mode: desativa todos os recursos desnecessários e deixa a tela com imagem em preto e branco para economizar bateria;
  • Download Booster: combina conexões 4G e Wi-Fi para aumentar a velocidade de downloads;
  • Private Mode: neste modo, suas informações pessoais não estarão acessíveis, o que pode ser útil na hora de emprestar o celular para alguém;
  • Kids Mode: desativa funções e aplicativos para tornar o uso por crianças mais seguro.

O Galaxy S5 chega às lojas brasileiras a partir de 11 de abril. O preço ainda não foi divulgado. Nossas primeiras impressões serão publicadas em breve.

Vídeo: evento de anúncio em Barcelona

Paulo Higa viajou para Barcelona a convite da Nokia.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

ralfhe
Boa tarde estava me Chen do no meu cel s5 apaguei alguns aplicativos agora a impressão digital aparece pequena como faço para voltar para a impressão digital normal?
Luzia Tomaz
oiii boa tarde onde vc achou essa capa traseira de metal? tem como mandar pra [email protected]
Sansung Costa
galaxys5 o melhor muito bom o se n gosta da sua traseira pode trocar por uma de metal para tem por 40 reais na Internet galaxys5 é muito melhor do que o iphone
marcospotigua6
Sera que o s5 da fazer chamada e enviar sms?????
wevertonteixeira92
Mais uma vez a Samsung copia a Apple, ridículo isso... E o mais engraçado é que a imprensa não critica o leitor biométrico da Samsung, ao contrário do que fizeram com a apple... Não troco meu Iphone por nenhum galaxy.
Thiago Marçal Passos
Abraão Caldas Note 3 é snapdragon 800
Abraão Caldas
Rick Rodrigues Viu o processador do Note3 que é 805 :)
Norton Almeida Jr.
Sensor de batimentos cardíacos com notificações desabilitadas pra economizar bateria.
Vinícius Pereira da Fonseca
*passou da hora
André Lima
Não troco pelo meu iphone nemmmmm... rsrsrsrsr
Ellison Pita
No mesmo dia que comprei meu Sony Xperia z1, vem a samsung e a própria sony e lançam o s5 e o z2, respectivamente. Quando vc pensa que adiquiriu algo inovador, vem as fabricantes e desatualizam o seu "novo" aparelho!!
Pedro Henrique Lima
É impressão minha, ou o novo S5 tá parecendo muito o Note 3?
João Gabriel
André Lima atualmente a melhor opção q vejo é esse http://tecnoblog.net/152029/sony-xperia-z2-hands-on/
Mauricio Carvalho
Esqueceu de comentar do sensor de batimentos cardiacos.
Alessandro Andrade
A Samsung tá começando a agir igual a Apple, lançando "novidades" que na verdade já existiam. Sensor de batimentos cardíacos (na verdade usa a câmera e o flash) e bloquear aplicativos para crianças ou outras pessoas, por exemplo, é possível fazer com qualquer Android, basta baixar um app grátis na Play Store, lá tem vários que fazem isso. Por outro lado, o hardware está melhorando sim, mas o preço tá começando a ficar muito alto, chega a ser absurdo.
Exibir mais comentários