Início » Negócios » Microsoft anuncia Satya Nadella como novo CEO

Microsoft anuncia Satya Nadella como novo CEO

Satya Nadella assume imediatamente cargo de Steve Ballmer como CEO.
Bill Gates passará a dedicar mais tempo à Microsoft como conselheiro.

Paulo Higa Por

satya-nadella-ceo-microsoft-oficial

A Microsoft revelou oficialmente nesta terça-feira (4) que Satya Nadella é o novo CEO da empresa, substituindo imediatamente Steve Ballmer, que anunciou sua aposentadoria como presidente-executivo em agosto de 2013. O cofundador Bill Gates passará a dedicar mais tempo à empresa, assumindo como conselheiro de tecnologia da Microsoft e deixando o cargo de presidente do conselho de diretores.

De acordo com o comunicado oficial da Microsoft, Nadella é funcionário da empresa desde 1992 e participou de mudanças importantes, ajudando na criação da grande infraestrutura de servidores que mantém funcionando o Bing, Xbox, Office e outros produtos da Microsoft. Antes de assumir como CEO, Nadella era vice-presidente executivo da divisão de Cloud e Enterprise da Microsoft.

No primeiro email enviado aos funcionários como CEO da Microsoft, Nadella confirma que pretende liderar a transição de uma empresa de software para uma empresa de serviços, um assunto bastante comentado no ano passado, e aproveitar o poder da Microsoft para ganhar espaço no mercado de dispositivos móveis e cloud computing. A carta completa está nesta página; abaixo você confere um trecho com a nossa tradução livre:

(…)

É uma honra incrível para mim liderar e servir esta grande empresa de todos nós. Steve e Bill transformaram uma ideia em uma das maiores e mais admiradas empresas do mundo. Tive a sorte de trabalhar junto com Bill e Steve nos meus diferentes papéis na Microsoft e, ao assumir como CEO, pedi que Bill dedicasse tempo adicional à empresa, focando em tecnologia e produtos. Também estou ansioso para trabalhar com John Thompson como nosso novo presidente do conselho.

Embora tivéssemos tido um grande sucesso, estamos ansiosos para fazer mais. Nossa indústria não respeita a tradição — ela só respeita a inovação. Este é um momento crítico para a indústria e para a Microsoft. Não se engane, nós estamos caminhando para lugares maiores — assim como a tecnologia evoluiu e nos evoluímos junto e à frente dela. Nosso trabalho é garantir que a Microsoft viva em um mundo mobile e na nuvem.

(…)

Acredito que, ao longo da próxima década, a computação se tornará ainda mais onipresente, e a inteligência se tornará ambiente. A coevolução de software e novos modelos de hardware vão intermediar e digitalizar muitas das coisas que nós fazemos e vivemos nos negócios, na vida e no nosso mundo. Isso vai ser possível graças à uma rede de dispositivos conectados que cresce cada vez mais, à incrível capacidade de computação na nuvem, aos insights do big data e à inteligência artificial.

(…)

Somos os únicos que podemos aproveitar o poder do software e entregá-lo através de dispositivos e serviços que realmente capacitam cada indivíduo e organização. Somos a única empresa com história e foco contínuos em construir plataformas e ecossistemas que criam grandes oportunidades.

satya-nadella-ceo-microsoft-oficial-2

Além de novo CEO da Microsoft, Satya Nadella passa a integrar o conselho de diretores da Microsoft a partir de hoje. Steve Ballmer, que deixa o cargo de CEO, continuará fazendo parte do conselho. Bill Gates terá maior participação dentro da Microsoft como conselheiro de tecnologia, deixando o cargo de presidente do conselho para dar lugar a John Thompson.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Raul Amoretti de Souza
O software ta bem pago dentro dos produtos da Apple, mas ele vai ser mantido grátis pelo ecossitema do itunes. Falar que o negócio deles é hardware... é não conhecer a Apple como um todo.
Mauricio Junior
É bem presunçoso dele falar que a Microsoft é a única empresa capaz das inovações que ela propõe. Aliás, ela está bem atras da Google e da Apple quando o assunto é ecossistemas inteligentes.
ELIEZER MESSIAS DA SILVA
Agora a MS fica "na dela".....
Fer
Tantos rumores e no fim um nome que nem tinha sido mencionado é escolhido... Ainda bem, os motivos dele ser o novo CEO estão claros e o tão rumorado Elop só é bom nome pra cavalo de troia!
Luiz Henrique Bezerra Crivelli
Carlos Ueslei Rodrigues de Oliveira , o negócio da Apple é Hardware , mas o preço que eles cobram é bem alto e isso com certeza esta embutido um bom valor para o software e mais uns dois ou três anos de 'atualizações de graça'.
Mauro Nunes
Cara estranho
Antony PS
Diria até que tenho certeza que a Microsoft não é a Apple
Gaba
Surpresa grande. Nunca havia ouvido falar nesse nome. Mas ainda bem que não colocaram o cavalo de troia.
Carlos Ueslei Rodrigues de Oliveira
Raul tem que levar em consideração que o negócio da Apple é hardware e não software. Por isso eles dão esse luxo.
Raul Amoretti de Souza
Carlos Ueslei Rodrigues de Oliveira , é isso que estou falando! Não é o fato do iOS agora ser de "graça" na Apple que deve levar a Microsoft mudar para uma política de OS de graça. A Microsoft deve rever a forma de como se financiar. Agora vamos concordar que o Windows é muito caro, acabo sempre trocando de maquina ao invés de comprar ele separado.
Carlos Ueslei Rodrigues de Oliveira
Se você acha que só o fato de ser de graça é o caminho correto então você deve escolher o Linux e não o Windows.
Raul Amoretti de Souza
Será que ele vai levar a Microsoft pelo local correto? Windows de graça? Acho q a Microsoft não é a Apple e deve seguir outro caminho.
Diogo Ramos Gutierre
Bastante surpresa este anuncio, depois de tanta especulação.
Igor Britto
Vamos ver o que vem por ai