Sempre que você compra um aplicativo pago no Google Play, pode testá-lo por algum tempo e devolvê-lo caso tenha se arrependido da compra — seja porque o aplicativo é muito ruim ou simplesmente porque ele não atende às suas necessidades. Antes, o limite de tempo para testar um aplicativo era de apenas 15 minutos. Agora, o Google aumentou o prazo para duas horas.

O novo limite de duas horas está valendo desde agosto, de acordo com o Android Police, mas apenas agora o Google oficializou a mudança. “Após comprar um app ou um jogo no Google Play, é possível devolvê-lo em até duas horas para receber um reembolso total. Se o período de duas horas para devolução tiver passado, recomendamos entrar em contato diretamente com o desenvolvedor do app”, diz a mensagem.

google-play-devolucao

Para devolver o aplicativo, basta abrir a Play Store no dispositivo, acessar a página do aplicativo e tocar no botão “Reembolso”. Dessa forma, você não será cobrado, ou, se já foi cobrado, o valor será estornado no seu cartão, junto com o IOF. O prazo de duas horas não vale para compras in-app; se alguma criança comprou moedinhas virtuais usando sua conta, você deverá acessar esta página para (tentar) obter o reembolso.

Em 2010, o então Android Market permitia devolver aplicativos em até 24 horas, o que não era tão vantajoso para os desenvolvedores. Só que o novo limite de 15 minutos era insuficiente para os usuários, principalmente no caso de jogos que necessitam de arquivos adicionais — até os dados serem baixados, o prazo acabou. Parece que, enfim, o Google conseguiu chegar a um tempo que agrade ambas as partes.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Daniel

Valeu a dica da página para contatar o Google. Consegui, ao menos, enviar uma reclamação de um app que comprei, não funcionou e não recebo suporte do desenvolvedor. Se o Google for tão atencioso quanto a Amazon, creio que irei receber uma resposta em breve.

Fernando
Fui tentar reembolso e não consegui, resultado, paguei treze reais em Goat Simulator
Pedro Henrique Saldanha
Queria poder ter trial. Já comprei aplicativo que não era muito diferente que um concorrente gratuito.
Keaton
Protesto. 7 dias. O código de defesa do consumidor garante 7 dias.
Alexsandro Junior

Na App Store vc tb pode pedir reembolso! Só q eh um pouco mais "complicado" pq vc tem q entrar no iTunes pelo pc

Johnnie
Acho que a política do WP é melhor, você testa por uma semana de graça e se não gostar é só desinstalar o app...
Vitor Mikaelson
Prefiro usar o modo Trial do Windows/WP em que pode ter limitações como freemium, ou modo trial de 30 dias... O desenvolvedor que escolhe qual a limitação.
Leonardo Caldas
A App Store deveria usar uma política semelhante.