Início » Internet » O Orkut vai acabar amanhã

O Orkut vai acabar amanhã

Ainda dá tempo de fazer backup e deletar o que você não quer que seus netos vejam

Paulo Higa Por

orkut_novo_logo

Após dez anos de existência, é hora de dar o último adeus ao Orkut. A rede social que fez parte da vida de qualquer brasileiro que acessava a internet na década passada fechará as portas oficialmente nesta terça-feira (30). Mas o Orkut não vai simplesmente sumir da web num piscar de olhos, então é provável que você queira aproveitar este penúltimo dia para fazer backup dos seus dados (ou apagar tudo agora mesmo).

O que acontecerá a partir de amanhã

Desde junho, quando o Google anunciou o fim do Orkut, não é possível criar novas contas. A partir de amanhã, o acesso a contas existentes também será bloqueado. O Orkut se tornará um museu gigante, e todo o conteúdo publicado nas comunidades estará disponível para consulta futura — o que é bom para salvar as preciosidades históricas e ruim para quem escreveu mensagens potencialmente… constrangedoras. De acordo com o Estadão, o arquivo terá mais de 51 milhões de comunidades, 120 milhões de tópicos e 1 bilhão de interações.

Se você quiser apagar algum post específico, amanhã é o último dia para fazer isso: entre na sua conta, acesse a mensagem em questão e clique no botão para deletá-la, como você faria normalmente. Depois de amanhã, o Orkut vira um “tudo ou nada” — você terá acesso apenas a um link que apagará permanentemente todos os seus posts, de todas as suas comunidades, como se você não tivesse existido por lá.

O bloqueio do acesso a contas existentes também significa que você não poderá mais gerenciar depoimentos, scraps e fotos publicados no seu perfil. Disponível até amanhã, esta ferramenta exporta automaticamente todas as suas fotos do Orkut para o Google+, de maneira indolor. O Google+ não suporta depoimentos e scraps, logo, se você quiser salvá-los, acesse o Google Takeout, que disponibiliza um arquivo zipado com páginas HTML do seu conteúdo — será possível fazer isso até setembro de 2016.

Mas e depois?

O que ainda não está clara é a estratégia do Google daqui em diante no segmento de redes sociais. O Google+ pode até atrair pequenos nichos, especialmente usuários mais interessados em tecnologia (e em produtos do Google), mas não se popularizou. No Brasil, os dados de maio da Hitwise mostravam um amargo 9º lugar para o Google+, com ínfimos 0,46% das visitas a redes sociais, atrás até do Orkut, com 0,49%. O líder Facebook tinha 63,19% da fatia.

Em abril, Vic Gundotra, o criador e chefe do Google+, anunciou que estava saindo da empresa. Em junho, o Google revelou que deixaria de exibir fotos de autores com links para perfis do Google+ nos resultados de busca. Recentemente, o Google parou de forçar os usuários a criarem uma conta no Google+ ao se cadastrar no Gmail. Será que o Google está desistindo das redes sociais?

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Jael Afonso
No orkut as pessoas se achavam importantes,trolls e senhores do saber dominavam as comunidades ...hoje basta dar um block e a arrogância vai embora.
Rosa
Bom dia ,acho uma falta de respeito acabarem com o orkut,acho que cada um têm o direito de escolher o q é melhor,já tive face não gostei deletei minha conta,me sinto bem no meu orkut !! t
Keaton
O IRC ainda é bastante usado fora do Brasil. Já o mIRC continua a ser atualizado, tanto que lançou sua versão 7.14 a uns 40 dias atras. =P
Lucio717
O maior trunfo do Orkut eram as comunidades, são incrivelmente organizadas, esses grupos do facebook são um LIXO, ainda mais quando são ativos razoavelmente, você é obrigado a scrollar até achar algo pra comentar, nas comunidades era só ler o título do topico e entrar, anos-luz à frente do facebook nesse quesito
Matheus LeMos
Orkut pra mim, Foi a melhor rede social já existente, Tinha como por videos no propio perfil ( Facebook nao tem essa maravilhosa opção ), As comunidades, Os albums das fotos, que eram mais organizados e mais faceis de postar,Tinha scraps e até DEPOIMENTOS ! Quem nao sentirá saudades do orkut em ? Que descanse em Paz, Voce ja fez alegria pra todos. Vlw.
Fábio
Eu fiquei órfão do Orkut. Sinto falta das comunidades até hoje.... Acho que se o G+ utilizasse os mesmos moldes do Orkut, com os aperfeiçoamentos necessários, seria uma ótima alternativa ao facebook.
André Macedo
Daqui a pouco, chamam a gente na rua de vovô...
Beatriz Schmidt
até hoje eu uso o orkut , melhor rede social que ja existiu , odeio facebook , vai deixar saudades
Samuel Cesar
Estamos no VK a rede social Russa vai ocupar o posto do Orkut como o misto de rede social e forum.
Carlos
MSN, Mirc, Orkut... tudo que usava na minha juventude está deixando de existir
Yago G. Oliveira

Adeus Orkut você vai deixar muita saudade.

YagoG.
Adeus Orkut você vai deixar muita saudade.
Yago G. Oliveira

Eu também não.

YagoG.
Eu também não.
Renato Santos
Bons tempos, boas lembraças xD
Exibir mais comentários