Ser a rede social mais popular do mundo e dona de serviços como Instagram e WhatsApp não é o bastante para o Facebook: a empresa também parece estar determinada a fazer frente ao Snapchat e, para tanto, pode estar prestes a lançar uma ferramenta com funções semelhantes.

O rumor vem do Financial Times, que afirma que o aplicativo já tem até nome, pelo menos para uso interno: Slingshot. A ideia é que o usuário possa enviar aos seus contatos fotos e vídeos que expiram, ou seja, que se tornam indisponíveis após uma quantidade determinada de segundos depois de sua visualização. Sendo um serviço rival do Snapchat, nada mais óbvio, mas algumas funcionalidades diferentes poderão ser adicionadas para a novidade não ser uma mera cópia.

Ao que tudo indica, o Slingshot será integrado ao Facebook, ou seja, os usuários poderão utilizar a sua conta na rede social para fazer login. No entanto, o serviço em si deverá ser disponibilizado em um app à parte, tal como o é o Facebook Messenger.

Terá o Snapchat um rival à altura?

Terá o Snapchat um rival à altura?

Coincidência ou não, a notícia sobre o Slingshot surge apenas poucos dias depois de o Facebook ter dado fim aos aplicativos Camera e Poke. Este último permitia ao usuário “cutucar” os seus amigos e, veja só, enviar fotos ou vídeos que expiram. É provável que você nunca tenha ouvido falar destes apps por uma simples razão: eles não deram certo.

O Slingshot, portanto, pode ser encarado como uma segunda tentativa, com o Facebook tendo um bom motivo para insistir na ideia: a empresa teria tentado comprar o Snapchat em novembro de 2013 por tentadores US$ 3 bilhões de dólares, mas recebido um sonoro “não” como resposta.

Se os rumores estiverem corretos, o Facebook lançará o rival do Snapchat ainda neste mês (maio) para as principais plataformas móveis do mercado, com ninguém menos que Mark Zuckerberg acompanhando de perto o desenrolar do projeto.

Estaria Zuckerberg com sangue nos zóio determinado a se vingar pela tentativa de compra fracassada? Pode até ser, mas a realidade é que o Facebook tem motivos mais lógicos para se preocupar com este tipo de serviço: não é de hoje que se sabe que a rede social vem perdendo espaço entre o público adolescente e um dos “culpados” é justamente o Snapchat.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Andre Garça
Junior Santos e todos os sites trocando seus sistemas de comentarios pro facebook. nao tenho da internet. whatsapp e instagram vao bem das pernas na mao do facebook. O facebook messenger pra mim é super util, uso direto sua mensagem de voz com amigos.
Junior Santos
Andre Garça Eu creio em um certo desespero, pois o principal produto da empresa não está bem das pernas... Audiencia não é aquela que conhecemos alguns anos e app mais rápidos que o próprio app do Facebook para Android, iOS e Windows Phone não é tão inteligente e rápido como Instagram, Whatsapp e o Snapchat aqui citado nesta matéria do Tecnoblog. Acredito que seja um pouco de desespero, pois a intenção do Marquinho é manter o controle (ou o que podemos chamar disso) da web e suas informações que são trocadas aqui, inclusive este comentário que estou escrevendo agora. Não vejo isso com bons olhos e fico receoso onde isso vai parar.
Andre Garça
Nao acho desespero, não. A empresa ta ganhando muito dinheiro. E pra gente, usuário, é otimo que ela continue existindo, com qualidade imbatível. Afinal, é um saco ficar trocando de rede social, mensageiros, etc... Não acha?! Por mim o Facebook se firma e traga todas as novidades que a industria e o mercado foram apontando como tendencia, pro jeito Facebook de ser
Andre Garça
É bem mais facil (e acho lógico!) o Facebook colocar os recursos do "Poke", que sao parecidos com o snapchat, dentro do Facebook Messenger. Não?! O app já sofreu algumas boas atualiações recentemente.
Junior Santos
Nunca vi o Facebook tão desesperado!!! Daqui a pouco ta comprando até avião caindo!! Alias já comprou!!!