O sistema de chat peer-to-peer Bleep, da BitTorrent Inc., acaba de ganhar versões para Android e OS X. Até então, somente a plataforma Windows (versões 7 e 8) contava com um cliente para o serviço.

Junto à disponibilização dos apps, o Bleep avançou da fase de desenvolvimento “pré-alpha” para a “alpha”. Com este progresso, o serviço deixou de exigir convite. Agora, qualquer usuário interessado pode testar o chat.

Bleep para Android

Diante de tantas opções para mensagens instantâneas disponíveis atualmente, o que faria alguém adotar o Bleep? No entendimento da BitTorrent Inc., a busca por mais privacidade e segurança.

O Bleep tem como base o protocolo BitTorrent, ou seja, é um sistema peer-to-peer (P2P), como já informado: em vez de servidores gerenciarem o serviço, a comunicação é toda baseada em uma estrutura descentralizada. Esta abordagem faz com que os usuários conectem seus dispositivos diretamente entre si para realizar o chat.

Não havendo servidores para gerir a comunicação, o risco de interceptação de dados é menor. Além disso, um esquema de criptografia de chaves públicas reforça a segurança.

Para fazer download do cliente e obter mais informações, basta visitar o site oficial do Bleep. Não custa alertar: como todo software em fase inicial de desenvolvimento, os aplicativos do serviço estão bastante sujeitos a falhas, instabilidades e “bizarrices”.

Com informações: The Next Web

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação