Se você é o tipo que gosta de conferir novidades antes de seu efetivo lançamento, recomendo fortemente testar o recém-lançado beta do Firefox 29, que está disponível para Windows, OS X, Linux e Android. Além do desempenho notoriamente melhor, a nova versão apresenta uma nova e customizável interface (Australis) e suporte completo ao novo Sync.

A questão da performance vai ser percebida com maior ou menor intensidade de acordo com os recursos do computador, obviamente, mas dá para notar o carregamento mais rápido do navegador, assim como uma renderização de páginas mais ágil, especialmente em sites pesados.

Este é o novo Firefox

Este é o novo Firefox

Com várias abas abertas, o Firefox 29 deu algumas travadinhas. Também dá para notar uma mistura de botões com nomes em inglês e português, mas estas são situações aceitáveis para um software beta.

A nova versão do Firefox Sync (recurso que permite a sincronização de favoritos e histórico com outros dispositivos) também está presente, como já informado, e funciona muito bem, tanto que já inclui o suporte ao Firefox Accounts.

Mas o destaque mesmo fica por conta da interface, que está mais limpa, intuitiva, bonita e apresenta foco maior em seu uso com telas sensíveis ao toque, o que talvez amenize a desistência da Mozilla quanto à interface Metro no Firefox para o Windows 8.

Este aspecto é perceptível com o sumiço definitivo daquele botão laranja do canto esquerdo superior e com a inclusão de um menu no lado oposto que, quando clicado, exibe botões grandes. É ali também que você pode fazer login para usar o Sync.

O mais interessante é que possível personalizar facilmente os botões existentes neste menu, assim como aqueles que aparecem ao lado da barra de endereços. A impressão que se tem é que esta é a versão mais customizável que o Firefox já teve.

Interface customizável do Firefox 29 beta

Interface customizável do Firefox 29 beta

Está afim de experimentar? Os links de download são estes:

A Mozilla deve lançar a versão final do novo Firefox no dia 29 de abril deste ano. Até lá, os usuários da versão beta podem ajudar com o desenvolvimento do navegador dando seu feedback. A descrição de todos os novos recursos está disponível aqui.

Atualizado às 19:18

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Guest
Quem precisa ir ao oculista é você. Eu sei muito bem a diferença e semelhança de cada navegador, e digo mais uma vez, NÃO EXISTE NENHUMA CÓPIA. E você deve ser o pior "integrante" que existe. Aposto que presta serviço de suporte.
Anderson Thiago
Tá bom cara, todo mundo já entendeu seu ponto de vista, não precisa ser tão idiota e ficar postando a mesma coisa em cada comentário. Também já entendemos que você acha que é o fã número 1 do firefox, o mais entendido do assunto e tudo mais, mas já deu! Firefox Chrome sim. As abas são iguais, o menu novo é igual, tudo muito parecido sim. Se você não acha ou não quer achar, o problema é seu, mas a sua verdade não é a minha verdade, entende?
edusilvajpa10
Adriano, faz tempo que uso barra única aqui com search by google. Tem vários tutos na web.
Arch
Não gosto de ícones grandes. Mantendo a barra de menus, tudo bem.
viamais.net
Seguindo sua lógica foi o Chrome que copiou a ideia de abas do Firefox.
Gabriel Nunes
Adriano Garcez existe um hackzinho pra isso, é só você ir no site, clicar com o botão direito na barra de pesquisa e adicionar por lá. Assim: http://imgur.com/a/ssAaR
Adriano Garcez
Gabriel Nunes Eu sei, já uso assim. Mas no FX não dá dicas visuais que buscarei em determinado site, como o Chrome faz.
Gabriel Nunes
Adriano Garcez, já existe uma forma de fazer isso desde versões mais antigas: https://support.mozilla.org/en-US/kb/how-search-from-address-bar Você basicamente escolhe uma keyword pros buscadores que você tem instalado e digita tipo: "yt Matrix", aí ele pesquisa Matrix no youtube.
Adriano Garcez
Gabriel Nunes Pow, bacana. Mas vai funcionar como a do Chrome, que quando você usa o atalho da busca, aparece "Pesquisar em ...."?
Gabriel Nunes
Adriano Garcez, tem sim! As opções de customização permitem você tirar a barra de pesquisa.
Gabriel Nunes
Andrew Kuhn que versão do Firefox você usa? 3.6?
Adriano Garcez
Mas a barra única do Chrome não vai ter. =/
Rafael Oliveira Silva
Ia falar isso, tá cada vez mais parecido com Chrome.
Willian Lemos
Cara a coisa que mais incomoda é aquela maldita barra inferior que aparece toda vez que você baixa algo. Uma empresa do tamanho do Google podia rever esse detalhe mínimo.
lucasljj
Eu acho aquilo legal, porque da pra pesquisar em vários mecanismos diferentes usando aquela barrinha, twitter, wikipedia, mercado livre
Exibir mais comentários