Início » Celular » iOS 8 já tem quase 50% de adoção

iOS 8 já tem quase 50% de adoção

Emerson Alecrim Por

A Apple é mesmo a empresa dos números impressionantes. Os mais recentes deles dizem respeito ao iOS 8: esta versão foi liberada no último dia 17, mas já está presente em pelo menos 46% dos dispositivos móveis da marca. É o que revela a página de suporte a desenvolvedores da companhia.

ios_adocaoDe acordo com os dados publicados, o iOS 7 continua sendo a versão mais utilizada com 49% de participação. Versões anteriores da plataforma estão presentes em apenas 5% dos dispositivos da Apple.

Estes números, no entanto, podem não representar a realidade com precisão. Os dados recém-divulgados se baseiam nos dispositivos que acessaram a App Store até o último domingo (21).

É comum que usuários visitem a loja logo após um update de sistema operacional para atualizar aplicativos. No entanto, muita gente pode simplesmente ter deixado esta tarefa para depois.

Se considerarmos este cenário, é bastante provável que a adoção do iOS 8 já tenha superado os 46% informados. Um feito impressionante para um sistema que não tem nem uma semana de mercado, sem dúvida, mas não necessariamente um recorde: de acordo com análises das empresas Tapjoy e Chitika, a adoção do iOS 7 foi mais rápida.

A Tapjoy afirma que, em suas primeiras 18 horas de liberação, o iOS 7 apresentou 12% de adoção enquanto o iOS 8 registrou apenas 6% no mesmo período.

Já os números da Chitika indicam que, na América do Norte, o iOS 7 obteve taxa de adoção de 18,2% após 24 horas de disponibilização. O iOS 8 alcançou apenas 7,3%.

iphone-6-abre

De qualquer forma, a penetração do iOS 8 no mercado deve aumentar consideravelmente nos próximos dias, não só pela atualização de aparelhos já existentes como também pela chegada da linha iPhone 6 – estima-se que, só no último final de semana, os novos modelos tenham superado a marca de 10 milhões de unidades vendidas.

Mesmo assim, a participação do iOS 7 deve permanecer significativa por um bom tempo. Os relatos de queda de desempenho após a instalação do iOS 8 no iPad 2 e no iPhone 4s são um dos fatores que podem contribuir para a sobrevida da geração anterior da plataforma.

Você pode saber mais sobre o iOS 8 neste review.

Com informações: CNET

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Wendel Schelhan
Cara, eu suspeito que isso seja intencional. Pode ser trabalho porco da Apple mesmo, mas tornar um celular lento e travado, sem oferecer a opção de downgrade após a atualização e impedindo que versões novas de apps rodem em versões antigas do OS, parece ser uma tentativa de "matar" o dispositivo sem que reclamem da falta de atualizações da fabricante. É claro que isso se trata de uma grande teoria da conspiração.
Guest

Chupa, Androi... Não, péra, o meu é Android.. =/

JP Malaquias
Chupa, Androi... Não, péra, o meu é Android.. =/
Kazz
Melhor não mesmo, esse novo OS X Yosemite vem com os mesmos filtros "blur" do iOS, e consomem mais poder de processamento. Não sei se vai ter alguma opção pra desabilitar isso, mas se não tiver, pode ter certeza que o desempenho vai piorar um pouco, pelo menos nas animações.
Anakin

Acho que a Apple está forçando um pouco a barra de "Não temos a fragmentação do Android, nossos dispositivos estão sempre com o mais novo sistema operacional". Estou lendo vários relatos de queda de desempenho, mas é aquilo, se eles falam também que irão cortar o suporte a galera reclama, se deixam atualizar e piora a galera reclama também kkk
O próximo OS X eu não pretendo atualizar mesmo que eles falem que eu possa, meu mac ja é um pouco antigo e não quero correr riscos.

Dereck Bolsanelo
Acho que a Apple está forçando um pouco a barra de "Não temos a fragmentação do Android, nossos dispositivos estão sempre com o mais novo sistema operacional". Estou lendo vários relatos de queda de desempenho, mas é aquilo, se eles falam também que irão cortar o suporte a galera reclama, se deixam atualizar e piora a galera reclama também kkk O próximo OS X eu não pretendo atualizar mesmo que eles falem que eu possa, meu mac ja é um pouco antigo e não quero correr riscos.
Felipe QM
Então... Atualizei um dia depois que saiu... Tive algumas falhas ao encerrar apps (O App simplesmente não encerra, tenho que clicar no home duas vezes novamente e fechar ele de novo), fora isso tenho a impressão que após a att a Wiffi ficou bem mais devagar, a bateria aparentemente deu uma melhorada, pequena mas notável. No mais a tal Metal aparenta ter umas gráficos legais, mas sinceramente ainda não vi nada estrondoso na prática, aliás, alguns apps que com a metal apresentam leves travamentos durante a execução, nada que atrapalhe muito, mas trava, particularmente gostei da att. PS: uso o 5s.
Rodrigo Fante

Aqui iPhone 4S e estou gostando, não reparei bugs ainda e parece que no meu caso pelo menos a bateria está durando um pouco mais.

rodrigofante
Aqui iPhone 4S e estou gostando, não reparei bugs ainda e parece que no meu caso pelo menos a bateria está durando um pouco mais.
duhbits

Muitos bugs por aqui, principalmente em aplicativos de terceiros. O aplicativos abrem e fecham na mesma hora. O Swiftkey também trava demais. iPhone 4S.

Eduardo Ramos
Muitos bugs por aqui, principalmente em aplicativos de terceiros. O aplicativos abrem e fecham na mesma hora. O Swiftkey também trava demais. iPhone 4S.
Lucas Dias
Mas ai, quem atualizou, está gostando, ta com bug? O que tem a dizer?