Início » Negócios » As 50 empresas de tecnologia mais inteligentes do mundo, segundo o MIT

As 50 empresas de tecnologia mais inteligentes do mundo, segundo o MIT

Empresa de sequenciamento genético encabeça o ranking; Samsung, Google, Amazon e Dropbox também aparecem

Avatar Por

O MIT Technology Review publicou hoje sua lista anual das 50 empresas de tecnologia mais inteligentes do mundo. O critério foi inovação: que empresas atingiram um desenvolvimento tecnológico que as destacaram em seu ramo de atuação, seja ele energia, biotecnologia, computação, comunicação, transporte ou internet e mídias digitais?

A vencedora se chama Illumina e é líder no sequenciamento genético, fornecendo ferramentas para todas as etapas, de aparelhos a serviços e softwares. Ela levou a primeira colocação por ter conseguido diminuir o custo do sequenciamento de uma pessoa para apenas mil dólares. “A Illumina será o que a Intel foi para a era do PC – o fornecedor principal de uma tecnologia fundamental”, afirma o MIT.

Logo em seguida vem a Tesla Motors, que fabrica carros elétricos, e depois o Google, pela aquisição da Nest e o potencial de crescimento e inovação que isso traz para a empresa.

Ainda no top 10, a Samsung aparece em quarto lugar pela diversificação de portfolio e pela larga fatia do mercado mundial de smartphones; a Dropbox, pelo armazenamento confiável em nuvem; a BMW, pelos avanços em carros que dispensam motoristas (a empresa espera comercializá-los em 2020); a Square, que vem mudando as formas de pagamento ao criar uma ferramenta que permite o pagamento com cartão de crédito em smartphones ou tablets e, mais recentemente, por email; e a Amazon, que talvez nem precise de mais enunciados no que se trata de inovação.

Na lista completa, que está logo abaixo, há outros nomes que conhecemos bem, como Qualcomm, Kickstarter, Snapchat, Evernote, Oculus VR, Valve, LG e Siemens.

mit review

É legal notar como boa parte delas são startups relativamente novas, que surgiram a partir de uma boa ideia que utiliza tecnologia e pode, de alguma forma, mudar o nosso dia a dia.

Sente falta de alguma empresa, como Apple ou Facebook? O próprio MIT as cita e justifica: “[as duas empresas] não estão na lista porque reputação não importa. Estamos destacando os lugares onde inovações importantes estão acontecendo agora”. Então tá.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Marcelo Aziz Issahak
essa matéria foi a mais bela expressão de porcaria na internet que eu já vi. 50% das coisas citadas não são inovações, e pelo critério que eles dizem que usaram, voce elimina mais 30%. Sobraram 20%. Empresas de bio, genetica e energia. Tirando a Siemens que só consegue se meter em escandalos, inclusive vai mudar de nome porque já estragou este.
Tiago Celestino
Matheus Marques novidades que façam cada serviço tenha o seu diferencial. Eu não vi nenhuma novidade do Baidu há tanto tempo.
Roberta Correia
Bruno Ferreira Anastacio Concordo com você!
Roberta Correia
Matheus Marques OMG NERD!!!
Bruno Ferreira Anastacio
Inexistente é a Apple nesta lista, não é? rsrsrs
Vagner Oliveira
Vixi!! Apple nem tá na lista.
Matheus Marques
O que você de inovação? Esse seu conceito promove a Baidu com a 28ª colocação?
Matheus Marques
Esse termo é inexistente em qualquer vocábulo. Portanto não há coesão naquilo tu falas, já que "kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk" não pode ser considerada uma palavra. Apesar de sua tentativa de humor, por sarcasmo, não tivera sido bem sucedida, podemos fingir que você não é um leigo e entende mais de piada do que semântica. Parabenizo-o pela notória coragem.
_dann_o
Google Nº1 do ramo!!!! kd os fanboys da concorrência (Microsoft/Nokia, Apple...), assim eles piram
Lucas Corrêa
Essa matéria, gente, essa matéria me fez rir tanto, mas tanto, fico só imaginando a cara de frustração dos fanboys lendo isso.
Carlos Eduardo Backes
Douglas Scriptore foi a primeira a lançar a tecnologia 4k, e também a primeira a fornecer os equipamentos de gravação e reprodução dessa mesma tecnologia. Primeira que lançou as TVs 3Ds, e a lista continua. Se isso não é ser inovadora, volto a dizer que então não sei o que é inovação... A Samsung "inovou" com a TV que responde ao controle de movimento e voz, a pera, a Microsoft já tinha lançado isso uns 2 anos antes... eles só adaptaram a ideia, isso não é inovar. Acho que está bem claro que o próprio MIT não deu o 4º lugar pra Samsung pelas TVs dela, e sim pela linha de mobiles...
Douglas Scriptore
Onde que a Sony inova mais que a Samsung em TV's? puff, não li isso não...
Thiago Torres
Se fosse esse o caso, a Apple estaria na lista...
Michael F. Assis
Realmente nada disso é inovação é apenas evolução. O processador do Razr i teve as instruções de 64 desabilitadas pela intel, para economizar bateria, e o touch id só teve de inovação o nome porque outro aparelho da Motorola se não me engano o Atrix já vinha com leitor de digitais.
Michael F. Assis
A Qualcomm não tem inovado, apenas atualizado suas linhas, tirando isso nada de grandes inovações.
Exibir mais comentários