A equipe de desenvolvimento do Gmail não para. Depois de nos apresentar aos Marcadores Aninhados (saiba como usá-los), o time implementou no Gmail Labs mais uma forma de tornar o uso do serviço de e-mail eficiente em outro nível. Falo da visualização rápida de mensagens, que poupa abrir a página de mensagem para saber o que um remetente enviou.

Para habilitar a ferramenta, vá em Configurações > Labs e marque a caixa Ativar próxima de Visualização rápida da mensagem. Depois salve as alterações no fim da página.

Visualização rápida de mensagens.

Visualização rápida de mensagens.

A descrição do recurso já explica como funciona: “para dar uma olhada em uma conversa sem precisar abri-la, clique com o botão direito do mouse na mensagem em sua Caixa de entrada”. Ou seja, clique com o botão direito do mouse permite visualizar rapidamente o conteúdo da mensagem.

Visualização rápida de uma mensagem. (Clique para ampliar)

Visualização rápida de uma mensagem. (Clique para ampliar)

Quando o botão direito é pressionado sobre uma mensagem, rapidamente uma caixa pop-up é carregada com o assunto daquela mensagem e o remetente. Caso sejam várias mensagems agrupadas em uma conversação, o usuário de e-mail vai poder navegar por elas usando as setas para esquerda e direita no rodapé da caixa (ou na parte superior, dependendo de onde ela foi aberta). Ainda há opções de arquivar, deletar e marcar como lida (normalmente mensagens novas visualizadas dessa forma continuam como não lidas).

Veredito: é outro “Lab” que vale a pena ser acionado o quanto antes. Ele poupa tempo de espera enquanto as páginas de mensagens são carregadas. Além disso, garante a consulta rápida a certos e-mails. Só tem uma coisa que a visualização não permite fazer (e, se permitisse, acabaria com o próprio propósito de existir): rolar a mensagem. Não tem barra de rolar.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

tplayer
Boa funcionalidade, porém achei o tempo de respostar um pouco lento na minha conexão em casa. No trabalho com conexão mais rápida já deu para usar perfeitamente.
Hernani
como muito das outras ferramentas do labs, mas outras são um baita quebra galho ^^
gsctt
Respeito as opiniões contrárias, mas para mim esse novo recurso é inútil.
Alisson melo
Genial. Se não fosse esse artigo, eu nem saberia que essa funcionalidade existe. =]