Início / Arquivos / Internet /

Gmail ganha visualização rápida de mensagens

Thássius Veloso

Por

Notícia
Achados do TB Achados do TB

As melhores ofertas,
sem rabo preso 💰

A equipe de desenvolvimento do Gmail não para. Depois de nos apresentar aos Marcadores Aninhados (saiba como usá-los), o time implementou no Gmail Labs mais uma forma de tornar o uso do serviço de e-mail eficiente em outro nível. Falo da visualização rápida de mensagens, que poupa abrir a página de mensagem para saber o que um remetente enviou.

Para habilitar a ferramenta, vá em Configurações > Labs e marque a caixa Ativar próxima de Visualização rápida da mensagem. Depois salve as alterações no fim da página.

Visualização rápida de mensagens.

Visualização rápida de mensagens.

A descrição do recurso já explica como funciona: “para dar uma olhada em uma conversa sem precisar abri-la, clique com o botão direito do mouse na mensagem em sua Caixa de entrada”. Ou seja, clique com o botão direito do mouse permite visualizar rapidamente o conteúdo da mensagem.

Visualização rápida de uma mensagem. (Clique para ampliar)

Visualização rápida de uma mensagem. (Clique para ampliar)

Quando o botão direito é pressionado sobre uma mensagem, rapidamente uma caixa pop-up é carregada com o assunto daquela mensagem e o remetente. Caso sejam várias mensagems agrupadas em uma conversação, o usuário de e-mail vai poder navegar por elas usando as setas para esquerda e direita no rodapé da caixa (ou na parte superior, dependendo de onde ela foi aberta). Ainda há opções de arquivar, deletar e marcar como lida (normalmente mensagens novas visualizadas dessa forma continuam como não lidas).

Veredito: é outro “Lab” que vale a pena ser acionado o quanto antes. Ele poupa tempo de espera enquanto as páginas de mensagens são carregadas. Além disso, garante a consulta rápida a certos e-mails. Só tem uma coisa que a visualização não permite fazer (e, se permitisse, acabaria com o próprio propósito de existir): rolar a mensagem. Não tem barra de rolar.