Xbox 360 ganha bonito de PlayStation 3 e Wii no Brasil

Console da Microsoft é fabricado na Zona Franca de Manaus

Thássius Veloso
Por
• Atualizado há 6 dias
Xbox 360
Xbox 360

Estudo publicado pela empresa de consultoria de mercado GfK mostra que o Xbox 360 domina no mercado brasileiro quando considerados somente os dispositivos da geração mais atual. Ou seja, o console desenhado pela Microsoft leva vantagem em cima do PlayStation 3 fabricado pela Sony e em cima do nipônico Nintendo Wii.

O Xbox 360 responde por 85% do total de videogames vendidos em território nacional. Trata-se de um número espantoso. PS3 e Wii dividem os 15% restantes, de acordo com informações do UOL Jogos.

Vale lembrar que a Microsoft não possui farto histórico na produção de jogos eletrônicos, como é o caso da Nintendo (que vive disso) e da Sony, cuja família PlayStation existe há muitos anos.

O primeiro Xbox chegou às prateleiras mundiais na década passada. Hoje em dia, responde por uma divisão inteira relacionada com entretenimento e diversão da Microsoft. Além do hardware, a companhia ainda produz alguns dos títulos mais celebrados, como o “Halo”.

A fabricação do Xbox 360 fica a cargo da brasileira Flextronics desde 2011, quando a MS decidiu investir pesado na Zona Franca de Manaus. Zona Franca não tem esse nome por acaso – lá não há impostos para os produtos. Alguns jogos para o console também são prensados em Manaus. Na época do anúncio, o gerente de Xbox, Guilherme Camargo, disse que os então R$ 799 cobrados pelo console fariam o consumidor ponderar se valeria a pena adquirir a versão “oficial” em vez de procurar o mesmo produto no mercado paralelo.

Direto de nossos arquivos:

Nintendo e Sony continuam importando os consoles da geração atual.

Há quem diga que o X360 só ganha porque é mais fácil de desbloquear e há uma penca de jogos disponíveis gratuitamente tanto na internet como nos camelôs (tipo o da Uruguaiana no Rio de Janeiro). É um ponto de vista interessante. O que você pensa do assunto?

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados