Agora é oficial: Windows Phone 8 GDR3 chega com suporte a telas grandes e resolução Full HD

Emerson Alecrim
Por

A Microsoft iniciou a semana com o tão esperado anúncio da terceira grande atualização de sua plataforma móvel, o Windows Phone 8 Update 3, também conhecido como Windows Phone 8 GDR3. Entre as novidades desta versão estão o suporte à resolução de 1080p e a telas maiores, com 5 ou 6 polegadas, por exemplo.

Este é um aspecto que chama a atenção porque sinaliza a disponibilidade do Windows Phone no segmento de phablets, aqueles híbridos de smartphone com tablet, como você deve saber. Um dos efeitos práticos disso é que o usuário poderá exibir mais blocos na tela de início e não meramente botões com tamanho aumentado.

Mais espaço na tela do Windows Phone 8

Mais espaço na tela do Windows Phone 8

Outro recurso do GDR3 que se destaca é o Driving Mode, algo como “Modo de Condução”: a ideia aqui é reduzir ao máximo as distrações do usuário quando ele está se locomovendo de carro usando o GPS do smartphone. Para isso, a funcionalidade pode limitar a exibição de notificações na tela ou responder mensagens automaticamente avisando que o condutor entrará em contato mais tarde, por exemplo.

De acordo com a Microsoft, as opções de acessibilidade também foram melhoradas. O destaque está no leitor de tela, que ficou tão funcional que permite ao usuário com deficiência visual ou física enviar SMS, responder e-mails, navegar na Web ou mesmo fazer chamadas mais facilmente. A empresa só não deixou claro com quais idiomas o recurso trabalha.

A Microsoft também deu atenção a um dos maiores “quebra-galhos” da telefonia móvel, o tethering. Já dava para compartilhar conexões 3G/4G no Windows Phone, mas com o update passa a ser possível configurar equipamentos com Windows 8.1 para acessar a rede do smartphone automaticamente, bastando emparelhar ambos os dispositivos via Bluetooth.

Outras novidades incluem suporte ao processador quad-core Snapdragon 800, bloqueio da rotação automática de tela, fechamento de aplicativos no modo que permite alternar entre eles, mais opções de personalização dos blocos na tela inicial e uso de tons diferentes para cada aplicação (um para SMS, outro para mensagens de voz, um terceiro para contatos mais próximos e assim por diante).

Bloqueio de rotação e "Driving mode"

Bloqueio de rotação e “Driving mode”

O anúncio do Windows Phone 8 Update 3 foi feito hoje, mas a atualização começará a chegar aos usuários nas próximas semanas e, dependendo do país e do smartphone, poderá levar meses, segundo a Microsoft. Porém, quem desenvolve para a plataforma poderá ter acesso mais rápido ao update a partir do programa Windows Phone Preview, que entrará em funcionamento amanhã.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Canal Exclusivo

Relacionados