Microsoft libera download do Windows 8.1 RTM no MSDN e TechNet

Desenvolvedores e profissionais de TI já podem baixar o Windows 8.1 "final".
Lançamento do Windows 8.1 no Brasil está marcado para 17 de outubro.

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 3 horas

Sorriam, a Microsoft mudou de ideia: o Windows 8.1 RTM, que estava “pronto” desde o mês passado e seria liberado apenas aos parceiros de hardware antes do lançamento mundial, em 17 de outubro, agora também está disponível para os desenvolvedores de software. A partir de hoje, assinantes do MSDN e TechNet podem fazer o download do Windows 8.1 RTM antes de todo mundo.

Quando a Microsoft disse que liberaria o Windows 8.1 RTM apenas no dia 17 de outubro para o público em geral, inclusive para os desenvolvedores de software e profissionais de TI, é claro que houve muita reclamação. No post do blog do Windows, dezenas de pessoas lamentaram o fato de não terem acesso antecipado à versão RTM.

Naturalmente, os desenvolvedores precisam testar seus aplicativos antes do lançamento mundial do Windows 8.1, para evitar usuários irritados com possíveis bugs causados pela atualização. Os profissionais de TI, por sua vez, precisam ter certeza de que a transição para o Windows 8.1 será tranquila. Agora que as imagens de instalação foram liberadas, há mais tempo para os testes.

windows-8-1-msdn

O Windows 8.1 RTM já pode ser baixado por assinantes do MSDN ou TechNet. As imagens *.iso estão disponíveis em 32 e 64 bits, em vários idiomas, incluindo o nosso português do Brasil. Nós já estamos com o sistema em mãos, então espere por novidades em breve. Por enquanto, se você ainda não leu o artigo, pode conhecer as novidades do Windows 8.1 Preview, liberado em junho.

No Brasil, a atualização para o Windows 8.1 estará disponível para todos os usuários somente às 8h da manhã do dia 17 de outubro, no horário de Brasília (apesar de ser muito provável que as imagens de instalação vazem antes da hora). Ele será gratuito para os atuais usuários do Windows 8 e poderá ser baixado por meio da Windows Store.

Como dissemos anteriormente, vale lembrar que a Microsoft não descartou a possibilidade de fazer pequenas alterações no Windows 8.1 até o lançamento, dependendo do feedback dos fabricantes de hardware, apesar de esta ser uma versão RTM. Em nenhum momento a empresa cita que esta é a “versão final”, nem que ela está “pronta” para o público em geral.

Receba mais sobre Windows 8.1 na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados