A ideia de ter Wi-Fi em São Paulo não é novidade e, quase sempre, o assunto surge com cara de muita pretensão com um pouquinho de politicagem.

A ex-prefeita Marta Suplicy, quando tentou a reeleição, jogou essa carta. E o atual prefeito, Fernando Haddad, chamou o truco. Uma das propostas dele – segundo o Datafolha, a menos importante para a população – é criar 42 pontos de Wi-Fi e já foram definidos os primeiros locais de implantação.

Os detalhes serão divulgados numa audiência no dia 10 de maio, mas a Folha de São Paulo teve acesso a algumas informações.

As licitações serão disponibilizadas às empresas por lotes de 18 pontos, sendo que, no total, 120 lugares públicos receberão Wi-Fi. Dentre os locais escolhidos para o projeto piloto (serão 18 no total, espalhados pelo centro e pelas zonas sul e leste), três já estão escalados: Vale do Anhangabaú, Pateo do Collegio e Praça Roosevelt.

Pateo do Collegio, onde São Paulo começou e onde começa o Wi-Fi em São Paulo (créditos: GuiC/Flickr)

Pateo do Collegio, onde São Paulo começou e onde começa o Wi-Fi em São Paulo (créditos: GuiC/Flickr)

Para garantir a qualidade da conexão, a velocidade mínima exigida foi calculada de acordo com uma estimativa de pessoas conectadas ao mesmo tempo e é de 512 Kbps por usuário. As empresas que adquirirem as licitações também devem se comprometer a fornecer o serviço 24 horas por dia, com limite de interrupções de 5% ao mês.

Outra exigência diz respeito à segurança. Não será exigido inicialmente que os usuários façam qualquer tipo de cadastro para utilizar o Wi-Fi de São Paulo, mas é obrigatório que sejam criados mecanismos para rastrear quem fizer mal uso da rede.

Não há informações sobre a data de previsão para o começo da implantação do Wi-Fi gratuito, mas provavelmente será informada na audiência pública sobre o assunto marcada para a semana que vem.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

marcosfidelis.souza
Show einh! Passo no patio do colégio todo o dia! Ótimo isso!
Walter Hugo Nishida Xavier da Silva
Londrina já tem wifi gratuito faz tempo... Não sei qual o alarde? Podiam tomar vergonha na cara e fazer lobby por um serviço de dados móvel (3G) que preste. Sempre reclamo daqui, mas algumas coisas até que não são ruins. https://www.sercomtelaoarlivre.com.br/ComoFunciona.asp Tem ponto instalado até nos distritos rurais...
ricardo
Essa ideia é mais velha que andar pra frente, e muitas tentativas fracassaram ao perceberem que WiFi em "outdoor" tem um alcance pífio. Se funcionar bem, espero que consigam fornecer segurança às pessoas que desejarem usar dispositivos móveis nas praças.
Agnatos
Acho muito bonito e tal, mas acho também que teremos que triplicar a atenção aos bandidos noias, pois pelo seu perfil de drogados, São mais desesperados para subtrair o que é seu e consequentemente mais perigosos.
Thanara Corrêa
Desafogar as linhas telefônicas é o que há.
Thalles Mancha
Aposto que vão transformar "512kbps por usuário" para "512kbps para os usuários".
Rafael Souza
Seria bom também onde tiver esses pontos colocar uma base da policia rs,porque com certeza vai crescer o numero de assaltos,eu mesmo fui perto de onde ilustra imagem rs. Por outro lado acho muito bom a possibilidade de internet wi-fi de graça para a população,mesmo que seja ruim,e aos poucos torço que a qualidade e velocidade melhore.
Rafael Marcon
Eu sempre faço isso, até porque sou péssimo pra lembrar caminhos e sempre que preciso ir do anhangabaú pra sé ou coisa parecida eu tenho que recorrer aos mapas online. Como em qualquer rua do mundo, é melhor ficar esperto, mas acho que dá pra usar numa boa sim.
Mike Metralha
Para garantir a qualidade na conexão será interessante investir em segurança pública, pois ficar navegando no centro da cidade é pedir pra perder seu gadget. =P
carlos sidnei
Faz um tempão que não vou p/ centro de sampa, estou no interior a mais de 10 anos... É possível ficar navegando com um smartphone na praça numa boa?
Felipe Issa
A ideia é boa, so precisa ver se isso vai ser bem implementado, e se a velocidade de 512Kbps por usuário será respeitada.
Alex Oliveira
Muito legal.