A Intel não ouviu o despertador tocar e perdeu o barco dos smartphones, mas está bem atenta aos dispositivos vestíveis e outros itens diminutos do nosso cotidiano que em breve ficarão mais inteligentes. Como que para deixar isso claro, a companhia apresentou hoje o Quark, seu menor chip SoC até o momento.

A aposta nesta categoria é tão grande que a apresentação da novidade foi feita por Brian Krzanich, CEO da empresa, na abertura da feira IDF 2013. O nome (ou codinome) provavelmente é uma referência aos “quarks”, tidas como partículas fundamentais da matéria. Em outras palavras, esta é uma maneira que a Intel encontrou para dizer que seu novo chip é mesmo muito pequeno.

Intel Quark: não é uma graça?
Intel Quark: não é uma graça?

Detalhes ainda não foram revelados, mas a companhia explicou que o modelo X1000, que fará parte da primeira geração da linha Quark, é cinco vezes menor que os processadores Atom comercializados atualmente, ou seja, é mais ou menos do tamanho de uma unha do polegar.

E tem mais: este SoC tem tecnologia de fabricação de 14 nanômetros e possui como base a arquitetura de baixo consumo Airmont, aspectos quem contribuem para que o nível de energia exigido para o seu processamento seja cerca de dez vezes menor que os chips Atom, comparando novamente.

O alvo inicial deste SoC são smartwatches (será que colam?), pulseiras, tênis e qualquer outro objeto vestível capaz de oferecer alguma experiência de uso mais interessante se dotado de alguma inteligência. Itens que poderão se conectar à internet em futuro próximo (a tal da internet das coisas), como cafeteiras, fornos de micro-ondas e aparelhos de ginástica também são sérios candidatos.

As primeiras unidades do Quark X1000 chegarão em algum momento de 2014, quando então finalmente conheceremos as suas demais características.

Com informações: GigaOM

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados