Ontem a Nvidia anunciou a evolução do seu processador Tegra, e hoje foi a vez da Qualcomm demonstrar suas novidades. Em uma apresentação que destaca uma nova geração que depende de tecnologias móveis em suas vidas, a fabricante mostrou dois novos processadores móveis: o Snapdragon 600 e o topo de linha Snapdragon 800.

A aposta é alta performance com um baixo consumo de energia. O Snapdragon 600 é um processador quad-core que roda a 1.9 GHz, com processador gráfico Adreno 320 e a promessa é de 40% mais performance em relação à Snapdragon S4 Pro.

O chip é tão pequeno que quase não dá pra ver direito (Imagem: The Verge)

O chip é tão pequeno que quase não dá pra ver direito (Imagem: The Verge)

Entretanto, as mudanças do Snapdragon 800 realmente surpreendem: o processador quad-core de 2.3 GHz aliado ao processador gráfico Adreno 330, o novo processador permite que vídeos sejam capturados e reproduzidos na resolução Ultra HD (também conhecida como 4K), suporte para até quatro câmeras, permitindo imagens de até 55 megapixels. De acordo com a fabricante, a performance é 75% maior em relação à antiga geração de processadores.

Outra novidade que agrada e destaca a Qualcomm em relação ao concorrente Tegra é a conectividade de rede: o Snapdragon 800 possui suporte a redes 4G LTE Advanced, que podem chegar a até 150 Mbps, além de suportar o novo padrão de redes Wi-Fi 802.11ac, que permite transmissões sem fio com velocidades de até 1.3 Gbps.

A nova linha de processadores não se concentra apenas smartphones e tablets, uma vez que Smart TVs e reprodutores de mídia também poderão adotar o novo chip. Os dispositivos com a nova linha de processadores estarão disponíveis comercialmente no meio do ano.

Acompanhe a cobertura da CES 2013 pelo Tecnoblog

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Lucas Braga

Lucas Braga

Repórter especializado em telecom

Lucas Braga é analista de sistemas que flerta seriamente com o jornalismo de tecnologia. Com mais de 10 anos de experiência na cobertura de telecomunicações, lida com assuntos que envolvem as principais operadoras do Brasil e entidades regulatórias. Seu gosto por viagens o tornou especialista em acumular milhas aéreas.

Canal Exclusivo

Relacionados