Clientes da alemã Deutsche Telekom foram surpreendidos com um novo aviso sobre a nova política de uso da internet estabelecida pela operadora. A partir de agora, todos os clientes de banda larga fixa sofrerão com o término da neutralidade de rede. Os clientes que extrapolarem uma franquia estipulada terão velocidade de acesso reduzida. São 75 GB para você usar sua conexão como quiser, mas, depois disso, a velocidade de acesso para serviços externos à rede é limitada a míseros 384 Kbps.

Essa restrição não é boa nem para os usuários, nem para empresas que sobrevivem na web. Em um mundo onde smartphones, tablets e videogames passaram a usufruir da banda larga de casa e que serviços over-the-top como Netflix, Rdio e YouTube estão cada vez mais populares, 75 GB de franquia é muito pouco. Nessas condições, o uso desses serviços será comprometido. É uma forma de forçar que os clientes utilizem apenas os oferecidos pela própria operadora, que nem sempre tem o mesmo catálogo ou a expertise de atuação no ramo para entregar a melhor experiência possível.

Priorizar o tráfego interno em relação ao tráfego externo é uma ação que fere o princípio de neutralidade da rede. Como na Alemanha não existe nenhuma regulamentação específica quanto a isso para o setor de internet banda larga, não há muito o que fazer, principalmente porque a Deutsche Telekom detém mais de 60% do mercado de internet alemão. O próprio governo alemão não gostou muito da ideia e mandou uma carta para a operadora, que não necessariamente precisará modificar seu plano de ação.

No Brasil, o princípio de neutralidade da rede está sendo amplamente discutido no Marco Civil da Internet, que ainda não foi votado. Conheça mais sobre o projeto e veja o que ele procura mudar em relação à privacidade, conteúdo e neutralidade da rede.

Com informações: Convergência Digital

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Daniel
Bom te ver por aqui :)
Thássius Veloso
Olha eu aqui!
Daniel
Lucas Braga também!
Daniel
Pois é... para onde será que foram os antigos bons comentaristas? Pra onde foi o Thássius? Nada contra você Paulo Higa. Curto muito seus artigos!
Lekynus Sama
Mesmo que seja 75GB pra fora da rede, ainda é pouco, afinal facebook é fora da rede dela, youtube, netflix, blizzard, logo mesmo que seja 75gb para fora da rede, acaba sendo 75 Gb para a conexão em si
Jessi Zanelato
Né? Tá difícil. O Paulo vai ter que colocar uma seta no texto pro povo entender o ponto que está sendo discutido.
Murdock
Aproveitando o tema, existe algum programa para medir o tráfego na rede doméstica? Seja só em um dos computadores ou na rede toda.
Lekynus Sama
exatamente...
@iJeanCarlos
Não tem franquia,só existe esse plano de velocidade aqui.
Felipe Lima
só que não! Lá a Deutsche Telekom é tipo a "Globo" local. As concorrentes é tudo operadora regional!
Vitor
Franquia? E mesmo assim, eles devem pagar mais lá...
Vitor
Muito estranho: 1 mega sem franquia. Bem vindo ao meu fixo...
Daniel
Meu deus... quase ninguém entendeu a notícia... O tecnoblog pelo jeito está passando por uma fase de orkutização haha
Alexandre Cinci
A franquia da net nao eh muita nao. Em casa somos em 4,sendo 2 pre adolescentes... A franquia passa um pouco ou chega perto do maximo. Em dezembro,extrapolamos a franquia em 14 dias. Acho que dao migué nessas contagens, mas nao tem como ver um "extrato" detalhado de suas conexao...
manoel.mlk
Hoje eles detêm 60% do mercado, em breve deterão 30%. Metodologia burra!
Exibir mais comentários