Usuários mais assíduos de Linux sabem que o relacionamento da Nvidia com a plataforma não é dos melhores. Mas agora a empresa parece disposta a deixar esta impressão no passado: Andy Ritger, diretor de software Unix da Nvidia, acabou revelando recentemente os planos de estender o suporte das GPUs da marca ao sistema operacional de código aberto.

A intenção ficou clara depois que Ritger enviou um comunicado à Nouveau, principal grupo por trás dos drivers gráficos usados no Linux para hardware Nvidia, informando da liberação pública de documentações destes chips. Com estas informações em mãos, fica mais fácil desenvolver drivers abertos capazes de aproveitar todo o potencial das GPUs.

nvidia

O primeiro passo desta mudança de postura foi dado na última terça-feira, com a liberação de documentos que descrevem aspectos de VBIOS. A Nvidia confirmou também a disponibilização de um e-mail específico para suporte à comunidade e acompanhamento da lista de desenvolvedores mantida pela Nouveau.

Não está claro se a decisão da Nvidia tem como base o foco que o Steam está dando para o Linux e que resultou no SteamOS. Dá para apostar que sim: o fundador do serviço, Gabe Newell, chegou a declarar que a plataforma é o futuro dos jogos para PCs. O fato é que com Intel e AMD ajudando no desenvolvimento de drivers abertos para as suas GPUs (ainda que timidamente), a Nvidia é que sairá perdendo se as previsões de Newell estiverem certas.

Apesar de já ser mais colaborativa do que a Nvidia, a AMD parece também ter se inspirado no SteamOS. A companhia anunciou nesta semana que melhorará o suporte no Linux de tecnologias usadas em seus chips gráficos, como CrossFireX e Eyefinity.

Com informações: Polygon

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Yuri da Silva
Google, IBM, Adobe, Microsoft(!), O governo, Apple, Wikipédia, etc. Este sítio é muito útil: http://toolbar.netcraft.com/site_report?url=example.com *GNU/Linux.
Yuri da Silva
Se Adobe fizesse, provavelmente seria software proprietário.
Flávio de Souza
Atenção Tecnoblog!!! Mesmo sendo baseado em Ubuntu, o Mint é outra distribuição Linux OK?
Flávio de Souza
Mint FTW!!!
Flávio de Souza
Hahaha. Bem verdade que o Ubuntu está tentando se dissociar da comunidade Linux, hahaha!!!
Kaian Antunes
Futuro vejo no SteamOS, Ganha todo mundo com essa suruba .
Jaison Carvalho
Até que enfim posso minerar meus bitcoins no linux
João Paulo Rochel
Give that man a cookie
Marcão sparcos
Só falta a ADOBE tomar vergonha na cara e dar suporte pra Linux pra me mudar :D
Diogo Ramos Gutierre
A AMD anunciou um evento hoje para apresentar as novas GPUs, coisa que não acontece a 2 anos. E o tecnoblog se quer sabia disso, passou, já apresentaram, e quando entro no site, cadê algum artigo sobre isso? Triste.
Christopher Domiciano
Ironia, nem todos percebem…
Christopher Domiciano
Ironia, nem todos percebem....
Rodrigo Badin
Ele obviamente te trollou, j? que tem o Ubuntu como OS na assinatura do comentário dele.
Charles Almeida
Porque Microsoft abanou a marca para console dela, agora é a vez do Linux lucrar com isso.
Arch
Fui eu que pedi.
Exibir mais comentários