Início » Celular » Novo celular megabarato da Nokia custa somente 15 euros

Novo celular megabarato da Nokia custa somente 15 euros

Bateria do Nokia 105 dura 12 horas de conversação

Avatar Por
Mobile World Congress 2013 - Cobertura completa no Tecnoblog

Nokia 105

Fora os celulares intermediários Lumia 720 e Lumia 520, executivos da Nokia aproveitaram a coletiva em Barcelona para mostrar ao mundo o Nokia 105. Trata-se do celular mais barato que a companhia já lançou. Ele custa somente 15 euros, o equivalente a 39,15 reais. Claro que vale para o dispositivo aquela velha história de receber aquilo pelo que se paga.

Para começo de conversa, o celular não roda sequer o sistema S40, preciosidade da Nokia que Bia Kunze fez questão de destrinchar em sua mais recente coluna. Em vez disso, o Nokia 105 conta com Series 30, uma plataforma ainda menos avançada.

De acordo com os finlandeses, esse dispositivo se destina a quem vai comprar o primeiro celular da vida somente agora. O celular inclui rádio FM, diversos alarmes, relógio com voz, um teclado numérico supersimples e, veja só, lanterna!

Conversava ontem com um amigo que reclamava dos aparelhos atuais, todos muito completos e complexos. “Passo o dia inteiro na frente de duas telas. Quando chego em casa, ainda tem o iPhone. Chega disso! Pegarei um dumb phone na minha próxima compra.” Pois fica a sugestão do Nokia 105.

A Nokia diz que a bateria de 800 mAh permite até 12 horas de conversação em rede GSM, a única que o celular suporta. Não temos detalhes sobre o processador empregado nele. A memória RAM fica em somente 384 KB e o armazenamento interno em 8 MB. A Nokia também não deu detalhes sobre o suporte a MicroSD.

O visor colorido de 1,4 polegadas mostra mais ou menos duas linhas de texto por vez.

Alguns países subdesenvolvidos ou em desenvolvimento, como a Rússia e a China, receberão o celular ainda no primeiro semestre. A Nokia não divulgou se ele será vendido no mercado brasileiro. Por este preço, aposto que seria um sucesso de vendas. Só fica faltando um recurso para atender com mais força as massas: a utilização de dois chips simultaneamente. O Dual SIM é um sucesso por aqui porque as pessoas tiram proveito das chamadas intra-rede, aquelas para números da mesma operadora.

Tecnoblog faz a cobertura completa do Mobile World Congress, principal feira mundial de telefonia. Acompanhe todos os artigos nesta página.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Job Dias
Verifiquei em um site aqui no Brasil, o qual está vendendo esse aparelho por R$ 300,00. Achei um absurdo, pois com esse valor pode-se comprar um aparelho com muito mais recursos.
portela.thiago
FATO! Já fico apreensivo qdo levo o meu aqui no CredicardHall, imagina um RiR então..
portela.thiago
Tive um 5230 q tbm era fera, meu primeiro smart com o finado Symbian rodando. Funciona até hj e cuidei tão bem dele q consegui vender por uns 200 mangos ainda.
The Sherminator
Tipo Samsung E1207 ou LG A275 que são ultra-simples e se quiser mais simples ainda tem o Alcatel OT-217
Raph4
E tem outro nicho, quem já tem smartphone mas precisa de um "descartável" destes. Se vier por um preço justo (menos de R$100, bem menos, se possível) até cogitaria em comprar um para levar a eventos "complicados". Sem chances de levar o Note II a um Rock In Rio, por exemplo!
Thássius Veloso
Errrrr... Você leu realmente o texto? "Por este preço, aposto que seria um sucesso de vendas. Só fica faltando um recurso para atender com mais força as massas: a utilização de dois chips simultaneamente. O Dual SIM é um sucesso por aqui porque as pessoas tiram proveito das chamadas intra-rede, aquelas para números da mesma operadora."
Thássius Veloso
Peço que releia o texto: "Alguns países subdesenvolvidos ou em desenvolvimento, como a Rússia e a China (...]". China e Rússia não fazem parte do grupo dos BRICs, do qual o Brasil também faz parte, por acaso.
Marco Rocha
Caraca Teecnoblog , todo mundo gosto do celular , nao foi dessa vez que deu pra Zuar com a Nokia, haha s2
Henrique Segundo
Concordo. E ainda tem botões dedicados pra música.
Henrique Segundo
A questão não é o tamanho da economia, mas o nível de vida da população, principalmente renda per capita. Não adianta ter uma economia enorme se a sua população também é enorme.
Felipe Lima
esse X1 eh bom mesmo... dual chip, 16 GB memoria, toca MP3....
Charles Mattioda
Bom barato não enche o saco. E no Brasil se tem sinal ja e uma grande coisa.
Marcos Tony
E isso porque antes de 2020 a Rússia será a maior economia da Europa... Imagine-se se a Rússia fosse um país desenvolvido http://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2013/02/18/brasil-pode-ser-a-4-maior-economia-do-mundo-em-2050-diz-estudo.htm
Ruan Fernando Cardoso
É o 1100 modelo 2013
@leossoliveira
Os Lumia 520 e 720 mostram que não é necessário aparelhos mais baratos terem tela, acabamento e câmera porcos e rodando um sistema desatualizado. Segundo o @Irgorlt do blog Faixamobi as imagens da câmera do Lumia 720 são ótimas e câmera frontal também é muito boa.
Exibir mais comentários