O Procon-SP divulgou hoje listas que mostram quais as fabricantes de celulares e operadoras que mais tiveram reclamações registradas em 2012. Em primeiro lugar estão a Motorola e a Claro, com 788 e 3.772; no caso da operadora, um aumento de 14% em relação ao ano anterior.

Todas as operadoras tiveram mais reclamações registradas em 2012, mas as da Nextel foram as que mais aumentaram: de 335 para 957, ou seja, 186%. Segundo a Anatel, houve um aumento de 4% no número de linhas, muito inferior ao de reclamações, que foi de 29%, o que indica que a qualidade do serviço das operadoras está bem questionável.

tabela2

Entre as fabricantes de aparelhos, as que tem menos reclamações são as brasileiras Multilaser e CCE, mas vale lembrar que têm uma fatia bem menor do mercado que as outras marcas. Já o top 3 fica com Motorola, Nokia e Samsung – esta última tem o maior índice de solução: 95%.

As principais reclamações sobre os celulares dizem respeito à qualidade (foram 3.780 ao longo do ano). De acordo com o comunicado oficial, os equipamentos vêm com problemas no funcionamento e durabilidade menor que a esperada pelo consumidor. Em segundo lugar nas reclamações está atraso na entrega ou não recebimento do produto (2.440).

tabela3

Atá agora, 2013 não tem dado sinais de melhorias no Procon para as empresas listadas. Cruzando os dados do primeiro trimestre de 2012 com os do mesmo período deste ano, já há aumentos nas reclamações: na lista das operadoras, somente Claro e Nextel não tiveram mais consumidores insatisfeitos, resultando num total de 32%. Já com as fabricantes, as reclamações de consumidores da Sony, ZTE, Apple, CCE e Multilaser diminuíram.

Atualizado em 8 de maio às 17h23:

A Motorola nos enviou um comunicado sobre o ranking do Procon. Está reproduzido abaixo na íntegra:

“O maior compromisso da Motorola Mobility é a satisfação de seus consumidores. Oferecer produtos com alta tecnologia e qualidade, além de serviços que atendam às necessidades de seus consumidores, são as prioridades da companhia.

Desde o início de 2013, a Motorola vem investindo fortemente em tecnologia de ponta, treinamento e capacitação de sua equipe, bem como em processos para agilizar o atendimento de sua rede de Serviços – SAMs, que contam com assistências técnicas autorizadas e/ou postos de coleta credenciados nas principais cidades do Brasil. Para as regiões sem cobertura, a empresa oferece o Motocoleta, serviço de postagem de aparelhos em Garantia Motorola que funciona por meio de envio do produto para o Centro Avançado de Reparos da empresa, pelos Correios.

Desta forma, a Motorola reforça o seu comprometimento e foco no aprimoramento contínuo do atendimento aos clientes.

Motorola Mobility”

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovana Penatti

Giovana Penatti

Ex-editora

Giovana Penatti é jornalista formada pela Unesp e foi editora no Tecnoblog entre 2013 e 2014. Escreveu sobre inovação, produtos, crowdfunding e cobriu eventos nacionais e internacionais. Em 2009, foi vencedora do prêmio Rumos do Jornalismo Cultural, do Itaú. É especialista em marketing de conteúdo e comunicação corporativa.

Canal Exclusivo

Relacionados