Início » Brasil » Mensageria Digital é o nome do “Gmail nacional”

Mensageria Digital é o nome do “Gmail nacional”

Correios estudam mostrar publicidade para arcar com os custos do serviço

Avatar Por

Depois de alguma insistência do governo federal, os Correios estão trabalhando naquilo que vem sendo chamado de “Gmail nacional”. A ferramenta que, em tese, permitirá proteger os interesses brasileiros da espionagem internacional, chama-se Mensageria Digital e deve entrar em funcionamento ainda no primeiro semestre do ano que vem, segundo informações do blog Tecneira. Os funcionários dos Correios cogitam exibir publicidade para financiar os custos do projeto.

Agente dos Correios

Ainda são poucos os detalhes que temos sobre a Mensageria Digital. O plano de negócios, por exemplo, ainda não está pronto. Embora haja uma ordem expressa do Ministério das Comunicação para que o produto seja feito com especial atenção à privacidade dos usuários, os Correios cogitam a possibilidade de exibir anúncios. É dessa forma que o Google financia o Gmail: lendo o conteúdo das mensagens para oferecer propaganda contextual na lateral da mensagem. Os Correios também falam em parcerias com outras empresas para cobrir os custos do serviço, mas ao menos por ora não está claro o que isso quer dizer.

Outro ponto importante: a certificação digital. O serviço de email funcionaria, por padrão, com uma tecnologia capaz de confirmar a identidade do remetente. Como a gente bem sabe, esse tipo de recurso costuma custar bem caro – e oferecido com protocolos de empresas multinacionais. Os Correios disseram que está em estudo a criação de outro produto, sob guarda-chuva da Mensageria Digital, sem o componente de certificação digital.

A Mensageria Digital faz parte da divisão do Correio Digital. Recentemente eles lançaram um serviço de impressão remota que permite às empresas mandarem imprimir documentos em grandes cidades, em impressoras dos Correios, para que a subsequente entrega seja mais rápida. O serviço não se destina a usuários comuns, mas sim aos órgãos do governo que enviam uma grande quantidade de correspondências. A divisão possui 60 funcionários e está alocada em Brasília.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Jose Octavio Tasos
http://www.mensageiradigital.com.br/ Interessante !
Jose Octavio Tasos
http://www.mensageiradigital.com.br/
Jose Octavio Tasos
FALSO > oficial é http://www.mensageiradigital.com.br/
Jose Octavio Tasos
Veja como é... 1 nao depois...o http://www.mensageiradigital.com.br/ ainda existe e funciona....o .com já era... porpurinou! hahaha... vai chorar na cama que é lugar quente
GabrielSB
Esse site copiou o http://mensageriadigital.com, mas com o intuito de injetar anúncios do Google. Que vergonha.
Jose Octavio Tasos
haha legal que já tem site "funcionando"..... http://www.mensageiradigital.com.br/
Raylan Fernandes
E quando os correios entrarem de greve o email vai parar também né? kkkkk
Raylan Fernandes
Acho que você está vendo o futuro hahahaha, é bem isso mesmo que vai acontecer
Ana Paula Santos Saban
Os anexos chegarão danificados, pois eles não entregarão as mensagens e sim jogarão elas na sua caixa postal.
maxikd
usando isso até meus e-mails chegarão com atraso xD
drinxtec
Só pelo nome merece falhar miseravelmente!
GabrielSB
Agora é oficial! Mensageria Digital: http://mensageriadigital.com kkk
Rodrigo Reis
Do jeito que os correios são, meus emails chegarão com bits danificados por mals tratos, sem contar o atraazo na entrega de emails internacionais :p
mlhz
sendo do governo não vou usar, nem que me paguem. Tudo que o governo Brasileiro faz é porcaria. Além do mais ainda podem vender seus dados para o serasa como fizeram com o título de eleitor.
rafaholanda
que nome lixo
Exibir mais comentários