Início » Brasil » Marca “iphone” da Gradiente é apreendida [atualizado]

Marca “iphone” da Gradiente é apreendida [atualizado]

Empresa responsável pela Gradiente tem dívida com o Banco do Brasil.
IGB Eletrônica informa que conseguiu reverter decisão.

Paulo Higa Por

A IGB Eletrônica, empresa por trás da Gradiente, teve sua marca “iphone” apreendida por tempo indeterminado. O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) publicou hoje uma decisão resultante de um processo acionado pelo Banco do Brasil, que está cobrando uma dívida da fabricante brasileira de eletrônicos.

gradiente-iphone-inpi

De acordo com o Olhar Digital, o Banco do Brasil está processando a IGB Eletrônica e o presidente da empresa, Eugenio Emilio Staub. A dona da Gradiente estaria devendo ao banco uma quantia de R$ 947 mil. Como a empresa acabou de se recuperar de uma grave crise financeira, que teve início em 2007 e chegou a paralisar as fábricas, uma das maneiras de pagar a dívida seria vender a marca “iphone”.

A marca “iphone” ainda é da Gradiente, mas ela pode mudar de mãos se a empresa não fechar acordo com o Banco do Brasil. Se a dívida não for paga, a marca deverá ir para leilão, e os direitos de uso do nome serão transferidos para o futuro comprador – e muito provavelmente a Apple usaria seus bilhões de dólares para dar os lances e acabar de vez com essa novela.

Mais capítulos estão por vir.

Atualização às 21h44: Segundo o G1, a Gradiente entrou com um recurso na justiça e conseguiu suspender o pedido de apreensão da marca “iphone”. De acordo com a matéria, o INPI publicou a decisão com atraso, quando já havia sido revertida pela IGB Eletrônica.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Luciano Giarrochi Fernandes
Imagina se a Microsoft leva a marca IPHONE no leilão! E A BRIGA TA ESQUENTANDO!
Thanara Corrêa
Tudo mundo sabia que sem dúvidas a Apple ia ganhar.
Marcio Neves Machado
Naquela época Nokia e Gradiente tinha um acordo de distribuição. Os aparelhos da Nokia chagavam aqui tanto como Nokias, como também Gradientes. Só mudavam o logo estampado e um ou outro detalhe da carcaça.
Vitor
Você poderia, por obséquio, reescrever seu comentário, desta vez de maneira legível? Obrigado pela compreensão.
Vitor
Apple chora agora, porque não fez o dever da casa no passado. E pelo que eu sei quem tem esta mania de arrumar uns trocados assim é a própria APPLE.
Lekynus Sama
Ela lançou o iphone dela obrigada, pois se não ela iria perder o direito sobre a marca, dane-se se não vender, o importante pra ela é ele existir para poder manter com ela o direito da marca
Wanderson Novais
A Gradiente já conseguiu suspender a decisão Judicial. Saiba mais.
Gabriel Barros
Porque a Gradiente não é burra. Ela sabe que grande parte dos brasileiros não têm condições de pagar em um smartphone top de linha no Brasil. Mesmo que o preço não seja ideal (dá para comprar um Xperia U ou RAZR D3 no lugar do Gradiente iphone) é melhor que a Gradiente lançar um aparelho de 2000 reais e ter que concorrer com Galaxy S4, Xperia ZQ, Nexus 4, Optimus G, iPhone 5...
Eros
A Gradiente registrou a marca antes da Apple criar seu produto que leva o mesmo nome. Claro que a Gradiente pode usar isso a seu favor, e lançou um produto inferior para manter a marca e lucrar com o possível acordo. Estamos falando de negócios, e nenhuma empresa ia ser boazinha de simplesmente repassar a marca para outra, até porque, pelo que foi levantado na ápoca, a Gradiente não agiu de má fé quando registrou esse nome. E o Banco do Brasil, sabendo claro, que é muito provável que seja feito um acordo entre as empresas, já jogou essa dívida que eles devem ter considerado como perdida algum dia, pra girar e acontecer logo essa negociação para poder recuperar esse valor também. Não creio que a Samsung e o Google possam entrar nesse leilão. Penso que pegaria mal, e levantaria supostos comentários e mimimis excitados de appletards dizendo que se "não conseguem" fazer um produto bom, vão tentar se apropriar da marca. Todos no final saem ganhando - Apple, Gradiente e Banco do Brasil.
sias
Também não entendi nada do que ele tentou dizer....tá todo perdido.
Max Souza
Cara, um tempo atrás... Gradiente montava os Nokias aqui no Brasil kkk
portela.thiago
Juro que li e li várias vezes o seu comentário e não consegui entender.... ou vc não sabe do caso nem a metade ou viajou legal na maionese...
Bruno Di Castro
O melhor motivo
portela.thiago
E pelo atual comportamento da Samsung, o "iPhone" deles talvez custasse mais caro q o da Apple....
portela.thiago
"latino do mundo da tecnologia"... eu ri alto!
Exibir mais comentários