Comparando o mercado de smartphones com competições esportivas de um jeito bem simples, dá para dizer que na primeira divisão Apple e Samsung brigam entre si e detêm, juntas, 71,4% do mercado. Na segunda divisão, as outras empresas disputam o terceiro lugar e, quem sabe, uma chance de subir para o grupo da Samsung e da Apple. A que ocupa atualmente a terceira posição é a LG, com 3,2%. Parece pouco para brigar com a primeira divisão (e é), mas é um indício de que a empresa está no caminho certo.

Para este ano, ela tem ótimos lançamentos agendados. Além do topo de linha Optimus G, que tem força para brigar com o iPhone 5 e o Galaxy S III e deixa claro que a LG está forçando sua entrada na primeira divisão, a LG tem aparelhos para usuários que não exigem tanto de um smartphone, incluindo versões dual chip.

lg-optimus-g

Na MWC, a empresa apresentou quatro modelos para diversos perfis de usuários; no evento Digital Experience, que ocorreu em São Paulo em março, foram mostrados outros oito modelos que chegarão ao Brasil em 2013. Porque, logicamente, ao diversificar a produção, é possível atingir mais público e aumentar sua participação no mercado.

Mas essa não é uma estratégia nova ou exclusiva da LG. A Samsung segue a mesma linha há um bom tempo e alguns rumores indicam que a Apple deve se aventurar nessa, também, com uma versão de preço mais amigável do iPhone.

As concorrentes da LG na “segunda divisão” também têm suas apostas. Por exemplo, a Sony tem o Xperia ZQ para concorrer com os mais poderosos da atualidade e outros lançamentos da mesma linha para atingir outros consumidores, como o Xperia J e o Xperia E.

Ou seja, o fato de a empresa estar hoje no top 3 não quer dizer que, em breve, ela não será superada. Até porque essa é uma posição bem instável no mercado de smartphones e, com todo mundo mais ou menos no mesmo nível, a briga é bastante acirrada.

A carta na manga da LG para continuar na briga pela primeira divisão parece estar numa atualização do Optimus G, o Optimus G Pro, que o coloca para brigar com o Galaxy S4, apresentado pela Samsung em março. Entre as funções acrescentadas, o smartphone poderá identificar o movimento dos olhos do usuário – um dos recursos mais comentados sobre o novo da Samsung.

Será que agora vai para a LG ou outra empresa vai se intrometer na briga entre a Samsung e a Apple antes dela?

Com informações: Reuters

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Andre Coimbra
indenpendente de quem ganha essa disputa não mudo meus conceitos LG pra mim e a melhor quando o assunto é TV SOM E SMARTPHONES E HOME THEATHER digo por esperiencia própria pois tenho todos esses equipamentos citados e não me arrependo pois a qualidade a cada dia me surpriende sem falar da tecnologia extra que eles tem até porque eles nunca me deixaram na mão recomendo LG Life´s Good..
Thanara Corrêa
Será que causa poderia ter sido o Nexus?
Rafael
Tá sabendo legal...
goo_dsd
Motorola esta voltando muito rápido e vai acabar passando a LG a google acertou com a linha Razr. a estratégia da Motorola e bem clara, ela esta tentando fazer linha de sucesso como a linha Galaxy, XPERIA e Optimus. assim mantendo uma grife, nas quais todos os aparelhos mantem um único sufixo, dando a sensação de continuidade.
Alef Moreira Silva
Duas xing-ling no topo?? É isso mesmo produção? Enquanto a tijoluda de qualidade (Nokia) lá atras?
portela.thiago
É, to vendo q a Motorola será mais um empresa q o Google compra pra deixar encostada... acho estranho o Google produzir sua linha Nexus com outras empresas de tecnologia quando tem a sua própria.. vai entender
Gaba
Não concordo. Pra mim esse é um dos melhores casamentos na tecnologia hoje... Eu gostei e estou gostando muito dos Lumia, desde que a Nokia começou a usar WP. E eu já vejo diferente sobre o Android. Pra mim se ela começasse a usar Android, não iria emplacar...
willian nobuo
sinceramente... a nokia perdeu mercado pelos seus próprios erros. Devia ter abandonado o symbiam qndo o android começou a se destacar.
willian nobuo
não vejo dessa maneira, pq ter concorrencia de um novo SO é muito bom. Pra mim o principal erro da nokia foi não ver que o tempo do Symbian tinha acabado a muito tempo. Ela devia ter começado a, vender windows phones desde o primeiro dia do acordo nokia/ms, assim não perderia tantas vendas como perdeu
willian nobuo
pena que mesmo assim, as baterias da LG continuam uma merda!!
Rafael Machado de Souza
a Nokia é uma das maiores fabricantes de celulares e não smartphones... veja bem que aparelhos com S40 não são smartphones.
Adriel Mattos
Quantidade não é igual a qualidade, né, LG?
Tales Cembraneli Dantas
Caramba, nem tocaram no nome da minha querida Motorola... =/
Edvan Suzarth
Ao meu ver se a NOKIA aderisse ao ANDROID em seus SMARTPHONES a estaria seria outra. NOKIA & MICROSOFT não foi uma boa ideia !!!
Rafael
O que? Recentemente a Huawei era a terceira maior: http://www.gsmarena.com/zte_huawei_get_to_the_top_5_phone_firms_no_dice_for_lg_htc-news-5412.php Agora na venda de *smartphones* deve estar 1. Apple/Samsung, 3. LG, e algo entre Huawei, Sony, ZTE, HTC, BlackBerry e Nokia. Já na venda de inutilphones aí a Nokia deve aparecer numa boa posição.
Exibir mais comentários