Início » Celular » LG apresenta Nexus 4 branco e não fabricará Nexus 5

LG apresenta Nexus 4 branco e não fabricará Nexus 5

Nexus 4 branco também será vendido no Brasil

Avatar Por

A LG anunciou hoje o Nexus 4 com a traseira na cor branca. Por dentro, nada mudou: tela de 4,7 polegadas, o mesmo processador Snapdragon, 2 GB de memória RAM e nada de 4G LTE. Mas a notícia que mais reverberou foi outra. Kim Wong, principal executivo da LG para o mercado europeu, anunciou que o Nexus 5 não será fabricado pela companhia coreana.

Segundo Wong, “atualmente não temos planos de um Nexus 5 feito por nós. Nós não precisamos deste tipo de marketing mais. O Nexus 4 foi um grande sucesso, mesmo com os problemas de suprimento, e nós temos um ótimo relacionamento com o Google. Mas não faremos o Nexus 5”.

A declaração de Wong pode parecer, sob uma ótica rasa, uma atitude insensata da LG. Mas, analisando de forma mais fria, a posição da fabricante coreana até que faz sentido.

O Nexus 4 é praticamente um celular do Google com fabricação terceirizada pela LG. Diferentemente do seu predecessor, Galaxy Nexus, que podia ser encontrado no varejo e atrelado a um plano de fidelidade, o Nexus 4 é vendido apenas online no Google Play.

Fora dos EUA, muitas vezes o Nexus 4 entra numa “zona fantasma”, onde Google e LG tentam decidir quem arca com custos de marketing e importação, como foi o caso da chegada do Nexus 4 ao Brasil.

Some a isto que o valor do Nexus 4 no mercado americano fica muito abaixo do valor de venda de smartphones similares. Hoje, um Nexus 4 de 16 GB sai por apenas 350 dólares, praticamente metade do valor de um iPhone 5.

nexus4

O Google subsidia o valor do aparelho para a LG, o que pode não ser um bom negócio, já que a LG estaria fabricando um aparelho que promove muito mais o Google e o Android do que a própria marca. O Nexus não é um smartphone que agrega valor à linha Optimus da LG; Wong, inclusive, somente falou de exposição de marketing, não sobre lucro.

Por outro lado, a Samsung espertamente conseguiu colocar a marca Galaxy no seu Nexus e conquistou outra boa estratégia de marketing ao disponibilizar o Galaxy S4 na loja do Nexus com Android “puro”. Perdeu o TouchWiz, mas ganhou publicidade e vendas.

Além de tudo isto, os problemas de suprimento que surgiram principalmente no final do ano passado podem ter custado caro para o planejamento de produção da LG. Assim, a produção de um Nexus por mais um ano não parece ser um bom negócio para a LG.

E já que o trono está vago, a máquina de rumores vai começar a correr atrás do sucessor da LG pela honra de criar o Nexus 5. Será que finalmente veremos um Nexus da Sony com Android Key Lime Pie, ou a Motorola, que pertence ao próprio Google, ganhará a chance?

Com informações: VentureBeat.

Atualização às 11h02, 29/05: Sim, o Nexus 4 branco será vendido no Brasil. A LG nos enviou um posicionamento oficial: “A LG Electronics do Brasil informa que o Smartphone Nexus 4 branco será comercializado no Brasil a partir da segunda semana de junho. O preço ainda não está definido.”

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Agnatos
Adorei a ideia.
Thiago Silvano Pinto
Tenho um BLU VIVO 4.3 muito bom... um baita celular, chego a dizer que o bicho eh filho de HIGHLANDER, irmao gemio do NOKIA, sofri um acidente de moto, quebrei as duas pernas, e o celular que estava no bolso nem riscou... :D :P assim que voltar a trabalhar vou comprar o BLU Quattro HD... tambem eh otimo...
Thiago Silvano Pinto
(y) Apoiado... motorola tah indo agua a baixo... (apesar de os RAZR continuarem bons)... Mais um Motorola Nexus RAZR com processador Intel dual core 1.5Ghz ou um Quad core de 1,7ghz, 2Gb de memoria, VGA Nvidia, Camera de 12Mpx, 32Gb de espaço e tela Super AMOLED 4.7 com Gorila Glass HD ia ser o montro top of all...
glemos
O Nexus 4 é excelente. O que há é puro preconceito.
Vitor
????
Yury Martins
Patentes, trocentas mil patentes vieram juntas hahahah Mas a Google com a compra da Motorola tem um acordo de manter a linha atual da Motorola por mais um tempo, se não me engano faltam 9 meses para término do acordo! Só após isso veremos aparelhos 100% "Google"!
Yury Martins
Os androids da série RAZR já são praticamente puros! As poucas modificações melhoraram o sistema!
maxikd
existe uma possível data para anúncio e venda do novo Nexus?
David M.
um Nexus da Sony eu comprava na HORA <3
thai.jaffs
Quero ver é o Google surpreender todo mundo e lançar um Ascend Nexus pela Huawei! :D
Felipe Mário
É mais pelas patentes mesmo
Lucas Berquó
Fico imaginando se de agora em diante não haverão mais aparelhos Nexus. E se todos, de agora em diante, forem ao estilo 'Galaxy S4 Google Edition'? Rumores já falaram que não será a Motorola. A LG diz o mesmo. HTC? Falindo. Samsung? Acabaram de lançar o S4 Google Edition.
Elton
A google deveria expandir a linha Nexus lançando uns Nexus mid end, Nexus mini etc. Atualmente a cada novo Nexus fica faltando algo, no caso desse da LG o maior problema é esse Design, gordo, de traseira lisa e com muita borda. Sem falar que já tá na hora de lançar uns aparelhos com maior espaço de armazenamento... iPhone não tem as versões de 16GB, 32GB e 64GB? Por que um Nexus também não pode ter? Mas tudo depende de vários fatores, vamos aguardar.
Ueverton Santos
Porquê os smartphones não passam de 2Gb de Memória Ram?
Vinny Mendes
Soh se fosse pra nokia botar Windows phone kkkk
Exibir mais comentários