Jelly Bean passa de 10% entre os dispositivos Android

Android 4.1 foi anunciado pelo Google em junho de 2012

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 4 dias

As últimas estatísticas divulgadas pelo Google indicam que o Jelly Bean, nome dado às versões 4.1 e 4.2 do Android, finalmente ultrapassou os 10% de participação entre os smartphones e tablets com o robô verde. É muito abaixo do que gostaríamos, mas, com seis meses de vida, a adoção do Jelly Bean está mais rápida que a do Ice Cream Sandwich, que demorou quase nove meses para atingir a mesma marca.

Nos últimos 14 dias, 9% dos dispositivos que acessaram o Google Play rodavam o Android 4.1, que trouxe o Google Now e melhorou a fluidez do sistema com o Project Butter. O Android 4.2, que ainda está restrito ao Galaxy Nexus, Nexus 4 e alguns smartphones com CyanogenMod, está presente em apenas 1,2% dos aparelhos.

android-market-share

O Ice Cream Sandwich, que teve seu kit de desenvolvimento liberado em outubro de 2011, está em 29,1% dos aparelhos e continua crescendo, ainda que em passos lentos. Alguns aplicativos novos já estão exigindo o Android 4.0 ou superior para funcionar, como o Chrome e o recém-lançado Snapseed.

O velho Android 2.3, de codinome Gingerbread, finalmente não é mais maioria, mas ainda está com preocupantes 47,6%. E isso porque estamos falando apenas de aparelhos com acesso ao Google Play; o Gradiente iphone, que tem acesso apenas a uma loja própria da Gradiente, bem como alguns smartphones xing-ling, não são contabilizados nas estatísticas do Google.

E o Android 4.2? Até agora, nenhum grande fabricante divulgou a lista dos aparelhos que serão atualizados para a versão mais recente. Motorola, Samsung e Sony ainda estão trabalhando para distribuir o Android 4.1 para os smartphones mais caros. A LG prometeu a atualização para o Ice Cream Sandwich no final de 2011 (!), mas até hoje poucos receberam a novidade. O jeito, como sempre, é esperar — ou torcer para que o CyanogenMod rode no seu aparelho.

Com informações: Android Police.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Canal Exclusivo

Relacionados