iPhone 5s passa pelo desmanche do iFixit

Paulo Higa
Por
• Atualizado há 1 semana

Quando um iPhone novo é lançado, espere por duas pautas óbvias: a primeira terá vídeos com pessoas malucas jogando o aparelho no chão para testar a resistência, enquanto a segunda mostrará o que há dentro dele. Por enquanto, vamos focar nessa última: o iFixit fez seu tradicional desmanche e contou os detalhes de cada componente do iPhone 5s, com chip A7 e sensor biométrico Touch ID.

iphone-5s-desmanche-1

Como o iPhone 5s não traz praticamente nenhuma diferença estética em relação ao iPhone 5, era de se esperar que o processo de desmontar, que começa pela tela, fosse praticamente o mesmo. Há apenas uma atenção maior devido ao Touch ID: na parte inferior do aparelho, um cabo sensível conecta o sensor biométrico a um componente da porta Lightning, então é preciso tomar cuidado para não danificá-lo.

A bateria do iPhone 5S que estava sendo desmontado tinha capacidade de 1.560 mAh, pouco mais que os 1.440 mAh do iPhone 5. O iFixit nota que o fabricante da bateria pode mudar de um aparelho para outro. Por exemplo, o iPhone 5s dourado, usado no desmanche, tinha uma bateria feita pela Desay Battery, enquanto o cinza espacial trouxe uma da Simplo Technology.

iphone-5s-desmanche-2

Eles também deram um olhada no Touch ID, que realmente foi desenvolvido pela AuthenTec, empresa comprada pela Apple há um ano, e afirmaram que o sensor biométrico é um chip CMOS formado por capacitores minúsculos que detectam as marcas do seu dedo. O pessoal do iFixit mostrou preocupação em relação à proteção de safira usada no sensor: se ele não estiver bem protegido, a precisão do Touch ID pode diminuir com o uso.

iphone-5s-desmanche-3

E o tal do coprocessador M7, que monitora constantemente os dados do acelerômetro, giroscópio e bússola do iPhone 5s para ser melhor aproveitado por aplicativos de saúde e até economizar bateria? Bem, o iFixit jura que procurou, procurou, mas não encontrou o dito cujo, apenas o chip A7. Eles brincaram, dizendo que talvez o “m” do M7 signifique “mágica” (já que ele é invisível) ou talvez “marketing”.

iphone-5s-desmanche-4

No final, o índice de reparabilidade do iPhone 5s (quanto maior, mais fácil de consertar) foi de 6/10, um ponto a menos que o obtido pelo iPhone 5. O cabo sensível do Touch ID e a cola usada na bateria, que ficou mais grudenta, afetaram a pontuação do novo iPhone. Você pode ver o desmanche completo e mais fotos no iFixit.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Higa

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.

Relacionados