Início » Brasil » Google bloqueia o app Rastreador de Namorado

Google bloqueia o app Rastreador de Namorado

Para desenvolvedor, "quem não deve, não teme"

Avatar Por

O aplicativo para Android Rastreador de Namorado não está mais entre nós. Ele foi removido da loja Google Play ainda durante o fim de semana, depois de levantar muita polêmica a respeito da legalidade em torno dos recursos que oferece. Quem tenta baixar o software pela URL que costumava levar para a Play recebe uma mensagem informando que o item não foi encontrado no servidor.

Rastreador de Namorado | Não mais

Rastreador de Namorado | Não mais

Na prática, os questionamentos giram em torno de ser legal (ou não) instalar o software no smartphone do parceiro para receber um relatório informando tudo o que a pessoa faz com o celular. Diversos especialistas ouvidos pela imprensa foram unânimes: trata-se de invasão de privacidade caso o namorado/a não tenha o consentimento da/o namorada/o. A advogada criminalista Lívia Reis de Sousa disse ao TechTudo o seguinte: “Instalar o aplicativo no celular do outro sem prévio conhecimento e autorização pode configurar o crime de invasão de dispositivo informático, previsto no artigo 154-A do Código Penal“.

Eu conversei com o desenvolvedor Matheus Grijó, um dos responsáveis pelo aplicativo, a respeito da repercussão desde o fim da semana passada. De acordo com ele, essa não é a primeira vez que o Google tira o app do ar, mas a segunda. “Nosso aplicativo não infringe nenhuma política do Google porque nós notificamos o usuário de tudo. Não entendemos por que nos tiraram do ar. Estamos bem frustrados com a decisão”, ele respondeu em um rápido bate-papo por email.

A equipe já pensa em alternativas para voltar a oferecer o aplicativo, mesmo que o Google mantenha a decisão de exclui-lo da Google Play definitivamente. Matheus contou que uma das opções é lançar o app por fora da loja oficial, como se fosse um .apk livre para qualquer um baixar. Só que, nestes casos, vale lembrar que muitos smartphones vêm bloqueados, por padrão, para a instalação de aplicativos de fora da Google Play. Esse pode ser um impedimento para a disseminação do app. Diz ele: “Estamos analisando a possibilidade de oferecer a mesma em nosso site. Não temos muita ideia do que fazer caso a Google não volte atrás da decisão.” Ele o parceiro na criação do software também oferecem uma versão paga, mas que também não está na loja oficial.

Por fim, quando perguntei se os criadores do app gostariam que as parceiras/os utilizassem a solução para monitorar os celulares deles, a resposta foi a mais simples e direta possível. “Quem não deve, não teme. =D”

Os criadores do Rastreador de Namorado afirmam que o painel de controle da Google Play informa somente que o app está bloqueado, sem entrar em detalhes sobre o motivo do bloqueio. Resta saber se o Google pode voltar atrás na decisão, caso consideremos que as alegações estão corretas, no sentido de que tudo que o app faz é informado previamente, e portanto, não infringe nenhuma política da loja.

Não entramos em contato com o Google porque, de praxe, a resposta do buscador é que não comenta casos específicos. O espaço está resguardado caso a empresa queira se manifestar.

UPDATE (11h21 do dia 22 de agosto): o app foi recolocado no Google Play em duas versões, uma paga e outra gratuita. Seu criador ainda não foi informado pelo Google o motivo de ter sido banido da primeira vez.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

thiago morais
este rastreador ainda esta ativo http://rastreadordecelular.cc/rastreador_de_celular.php * Transforme seu celular em um rastreador Veicular. * Em caso de roubo ou furto recupere seu celular. * Esqueceu em algum lugar, veja onde esta no mapa. * Saiba onde seus filhos estão. * descubra o lugar onde seu namorado(a) vai durante a semana
ednilsonsouza88
Eu penso que um rastreador de celular é sempre uma boa para a segurança. Não tem de ser para namorado, pode ser para proteger as crianças, ou até um patrão que desconfia que seus empregados estão gastando suas horas se divertindo na net em vez de trabalhar.
Simples Descarga
falo falo falo falo e falou merda
Marcoscs
“Quem não deve, não teme. =D” resposta cínica de quem está se lixando para valores éticos, só quer faturar em cima da paranóia alheia. e não me venham com a desculpa tosca de que o usuário tem que ser notificado, nós sabemos que, em nome da relação, as vezes nos sujeitamos a situações que preferíamos não passar. Se, por exemplo, um cara é apaixonado por uma garota e ela impõe a ele o uso desse aplicativo provavelmente ele cederá, mesmo sabendo que se trata de um estupro na sua privacidade, só para não gerar problemas e fazer a amada feliz. ou resumindo: esse app é muito errado, isso é fato, não tem defesa.
Marlon Anjos
Acho que uma solução simples para os usuários seria trocar de parceiro
Suely Almeida
Seria simples assim se não fosse pra violar a privacidade de outra pessoa, o que se configura como crime no código penal...
Paula Renata Almeida Batista
Fique a vontade para comprar, essa é a minha opinião e PRONTO.
Silvana Viestel
é cara!! se for pra ter que espionar, rastrear e o caralho todo é melhor nem se envolver com ninguém!
Suely Almeida
Assustada com a quantidade de gente achando esse App uma coisa normal... Depois ficam endeusando o Snowden pq denunciou "com a cara e a coragem" (aham...) os EUA por violação de privacidade. Mas stalkear a namorada (o), ah, não é a mesma coisa...
Patrick Pulchera
ou achar a ex-namorada e matar ela, porque não quis voltar com ele, como está acontecendo muito por ai =]
lucas.lop
O problema está em consentimento da outra parte. Talvez se esta autorizar de alguma maneira, seja com login senha, sei lá, então o problema acaba. Agora sem autorização é errado mesmo. Agora vai de casal pra casal dar permissão ou não. E particularmente acho que entre casais não devem haver segredos. Embora o aplicativo se refere aos namorados né, então já muda de figura.
@nandopp
“Nosso aplicativo não infringe nenhuma política do Google porque nós notificamos o usuário de tudo. Não entendemos por que nos tiraram do ar. Estamos bem frustrados com a decisão”. Isso, só infringe o bom senso, a privacidade, o respeito, a educação e a decência... mas cada um, cada um neh.
Jeronimo Lopes
me cobraram R$ 4.99 por mês, é agora que descubro se sou corno ou não hue
Paulo Patto
Olha uma coisa é a utilidade do app, mas justiça seja feita o #Google não deve ter motivos para retirar da #PlayStore já que é um app normal. E se a pessoa em vez de usar para rastrear o [email protected] usa para rastrear um veículo que pode ter sido roubado? Um app destes pode ser instalado em um aparelho Low-end e ser deixado sempre no veículo (porta luvas por exemplo) e ai num caso de roubo. Melhor que essas soluções como #BBom por exemplo (rsrsrs). Como um app que tem ai para calcular o tempo de namoro, mas o pessoal usa para fazer calculo de datas...
Rodolpho Freire
Acho ridículo esse bloqueio por parte da google, se quem tem o celular está sendo notificado de que "relatórios" estão sendo enviados para outro smartphone não vejo problema nisso. É uma solução ainda mais prática para controle parental, até mesmo em smartphones corporativos. Eles erraram no nome do app, "rastreador" da a ideia de espionagem, o que o app realmente não faz.